G1 lista serviços de recolhimento e castração de cães na Grande Vitória, ES

G1 lista serviços de recolhimento e castração de cães na Grande Vitória, ES

Moradores reclamam da quantidade de animais nas ruas da região. Veja onde encontrar o serviço em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

A presença de cães soltos nas ruas de municípios da Grande Vitória tem preocupado moradores no Espírito Santo. Somente em Guarapari, são mais de 20 mil animais soltos. Apesar do problema, há serviço de recolhimento e castração de cães nos municípios. Confira como acionar o serviço em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari.

Nas praias de Guarapari, os cachorros incomodam famílias de turistas. “Eu não acho bom, não. Acho ruim demais. Porque faz sujeira, a gente fica pisando da sujeira, pode dar micose”, disse a tecelã mineira Nilza da Silva.

Os cachorros também causam medo nos moradores. “Eles ficam na praia, ficam avançando em cima da gente. A gente andando de motocicleta, eles entram na frente, tem perigo de a gente cair”, disse o vendedor Carlos Celso Silva.

ES Vitoria recolhimento castracao caes

Vitória

Na capital, o Programa de Controle de Natalidade de Cães e Gatos começou em 2001 e atua na guarda de animais de estimação, priorizando as regiões de maior vulnerabilidade social. Somente nos primeiros meses de 2015, já foram realizadas 700 castrações no município.

Segundo a secretaria de Saúde de Vitória, apenas são recolhidos os animais que estão de acordo com os critérios técnicos, ou seja, que estão soltos e sem supervisão.

A população pode solicitar os serviços pelo Fala Vitória 156. Sobre a adoção de animais, a prefeitura explicou que os interessados podem ir ao Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CSVA), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h. As feiras de adoção acontecem uma vez por mês.

Endereço: Rua São Sebastião, s/n, Resistência.
Telefone: 156 – Fala Vitória

Vila Velha

O Centro de Controle de Zoonoses de Vila Velha realiza ações e serviços de saúde com o objetivo de prevenir e controlar e combater as zoonoses, doenças como raiva, leishmaniose, leptospirose, doença de Lyme e febre maculosa.

De acordo com a prefeitura do município, não já atendimento para doenças sem relevância para a saúde pública. A castração também não é realizada.

O recolhimento dos animais é seletivo, apenas são recolhidos cães com doenças terminais, fêmeas no cio, animais atropelados, agressores ou extremamente agressivos. Anualmente, são realizadas campanhas de vacinação antirábica.

Há ainda cães e gatos disponíveis para adoção. Os interessados podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30, com a cópia do comprovante de residência, documento de identificação e ser maior de 18 anos.

Endereço: Avenida Carlos Lindenberg, s/nº, bairro Alecrim, ao lado da Secretaria Municipal de Trânsito de Vila Velha.
Telefones: (27) 3226-9499 / 3226-9477

Cariacica

Há 40 dias, uma van da prefeitura começou a percorrer os bairros fazendo agendamento com profissionais para examinar os cães. No local, há equipamentos para atendimento e avaliação dos animais. Além da van, uma carrocinha realiza o recolhimento e castração dos animais.

“Esse trabalho é novo e através das campanhas de vacinação a gente identifica os bairros com maior número de animais e de maior risco e que frequentemente nós somos chamados para atuar em cima”, disse o secretário de Saúde do município, Marcelo Machado.

Endereço: Rua das Carmélias, s/nº, Bairro Campina Verde, Cariacica/ES.
Telefones: (27) 3346-6518 / 3346-6519 / 3343-6633. (27) 99278-0879.

Serra

Na Serra, o órgão responsável pelo controle de animais domésticos é a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS). Eles seguem o critério do Ministério da Saúde para a remoção de cães e gatos em situação de rua.

Os animais são capturados somente quando estão feridos, agressivos ou trazendo risco à população. Eles são cuidados, castradose colocados para adoção.

A vacina contra a raiva é aplicada das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Qualquer pessoa pode levar o animal para vacinação.

Endereço: Sede da Vigilância Ambiental, no km 2,5 da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro, na Serra.
Telefone: (27) 3281-9288.

Guarapari

O Centro de Controle de Zoonoses de Guarapari recolhe apenas os animais que trazem agravos à saúde pública, animais atropelados, animais doentes e animais que venham a óbito.

Sobre castração, a Prefeitura de Guarapari informou que os processos de aquisição de materiais e que pretende que as castrações comecem a ser feitas no final de 2015.

Endereço: Rua Tombadilho – s/n, Guarapari.
Telefones: 0800 283 9543 / (27) 3262-1271 / (27) 3262-1456.

Fonte: G1 / TV Gazeta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.