Gabinete da Causa Animal visita ONGs e aplica vacina antirrábica em cães e gatos em Maceió, AL

Gabinete da Causa Animal visita ONGs e aplica vacina antirrábica em cães e gatos em Maceió, AL
ONGs que fazem acolhimento de animais em Maceió receberam a dose anual de vacina antirrábica. A primeira visita do GGI-CA e UVZ foi no Instituto Animal Esperança.

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) iniciou, esta semana, uma sequência de visitas nas ONGs de proteção e acolhimento de animais de Maceió. O intuito da ação é levar doses de vacinas antirrábicas para cães e gatos nas instituições que possuem grande número de pets.

Em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), já foram visitadas e assistidas as ONGs Instituto Animal Esperança e Pata Amada.

A iniciativa reforça o compromisso do Gabinete em trabalhar no fortalecimento e apoio das ações desenvolvidas pelas entidades e organizações que atuam em benefício da causa animal no Município.

A primeira ONG a receber as equipes foi o Instituto Animal Esperança, que atua desde 2014 e conta com 382 cães e 80 gatos. A vacinação já foi iniciada em uma parcela dos cães e todos os demais pets do abrigo estão com sua dose garantida. Mary Vânia Nogueira é fundadora do instituto e falou sobre a importância da ação.

“A raiva é uma doença terrível e ela é transmissível também, então quando a UVZ se propõe a ir nos abrigos vacinar os animais é um sinal de que existe uma responsabilidade ética e moral com relação não só aos protetores, mas também aos animais, então é uma ação benéfica, que traz tranquilidade para a população e para os protetores” contou Mary Vânia.

A segunda visita foi na ONG Pata Voluntária, que acolhe 500 pets. Parte dos animais da instituição já havia recebido a dose anual da vacina antirrábica no ano passado. A fundadora da instituição parabenizou o Município pela iniciativa.

“Pela primeira vez estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura de Maceió. Isso nunca aconteceu. A causa animal nunca teve voz e lugar dentro do nosso município e estamos muito felizes em fazer parte dessa trajetória. Todos os nossos animais foram vacinados e consultados por profissionais disponibilizados por órgãos municipais, e isso é uma grande vitória, nunca antes vista na cidade de Maceió”, disse.

A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, esteve na ação e destacou o trabalho das instituições.

“As ONGs são instituições que fazem um trabalho muito importante, ajudam animais abandonados, resgatados ou sem dono. Realizam um belo trabalho beneficente e precisam de apoio, já que possuem um número alto de animais. Sabemos que é difícil transportar os pets até a UVZ, por isso iniciamos essa ação de levar a vacinação até eles”, explicou.

As ONGs e os protetores independentes que desejam receber a visita do GGI Causa Animal e da UVS podem entrar em contato pelo WhatsApp 82 98752.6505 para agendamento da visita. Além disso, população também pode levar seus pets para receber a dose de vacina antirrábica na UVZ e, também, nas edições das feiras de adoção que acontecem aos fins de semana, na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde, na altura do Palato Praia.

Por Imarlan Gabriel

Fonte: Gazetaweb

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.