Galos e galinhas mutilados são apreendidos em Paracatu, MG

Galos e galinhas mutilados são apreendidos em Paracatu, MG
Galos de rinha são apreendidos em Paracatu. — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

Cinco galos e cinco galinhas foram apreendidos em Paracatu no último sábado (26). Conforme a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), os animais eram utilizados em rinhas e tinham sinais de maus-tratos.

Segundo a PM, os militares receberam uma denúncia anônima sobre rinha de galos no Bairro Paracatuzinho. No endereço indicado, os policiais encontraram no quintal três gaiolas cobertas por lonas, tapetes e cobertores, onde os animais estavam acomodados na escuridão total, sem ventilação, água e alimentos. Ao lado das gaiolas havia um ringe.

De acordo com os militares, nas aves foram verificadas cristas mutiladas, esporas amputadas, ferimentos nas asas, peitos, costas e coxas, característicos da prática de rinha. No quintal da residência ainda foram apreendidos diversos utensílios, materiais cirúrgicos e medicamentos, como tesoura, seringas, antibióticos e outros instrumentos. Segundo a PM, esses itens são usados em mutilação de esporas e outros maus-tratos.

Ainda conforme a Polícia de Meio Ambiente, os responsáveis pelos animais não estavam na casa no momento da abordagem. Diante da situação, foi lavrado um auto de infração por abuso, maus-tratos, feris, mutilar ou deixar de socorrer animal sob a guarda. Não foi informado o valor da multa.

Já as aves foram apreendidas e encaminhadas para a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) II na cidade de Formiga para o projeto “Ressocialização de galos de rinha”.

Rinha apreendida em Paracatu — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.