Garças aparecem em avenida de Porto Alegre em meio à enchente

Garças aparecem em avenida de Porto Alegre em meio à enchente
Garças apareceram em área alagada próxima do centro de Porto Alegre — Foto: Joel De Conto

Ao menos 10 garças foram flagradas em uma avenida alagada próxima da região central de Porto Alegre [RS], que vem sofrendo com as enchentes. As imagens foram feitas no sábado (25), na Avenida Praia de Belas, que normalmente tem fluxo de veículos.

VÍDEO: Garças aparecem em avenida de Porto Alegre em meio à enchente

Segundo a equipe da Fauna Silvestre da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre, os animais se deslocaram para a avenida pelo Arroio Dilúvio, que percorre uma via próxima, a Avenida Ipiranga. O arroio tem uma nascente, no Parque Saint’Hilaire, em Viamão, e uma foz no Guaíba.

“É um corredor de biodiversidade de aves, que usam a vegetação como descanso durante os deslocamentos. Não é um ambiente em equilíbrio, mas tem fartura de alimentos”, explica a secretaria.

Além das garças, outras espécies, como socó, martim pescador, quero-quero e bem-te-vi são comuns. Com a cheia, eles se deslocaram pra avenidas como a Praia de Belas. Com a água baixando e os alimentos (peixes) reduzindo, eles tendem a retornar aos locais de origem.

A orientação é que a população não interfira no deslocamento da fauna silvestre. Em caso de risco à vida do animal, a equipe de Fauna Silvestre pode ser acionada pelo 156 (telefone, app e site 24 horas por dia) e também pelo telefone (51) 3289-7517, em horário comercial nos dias úteis.

Garça com peixe no bico em Porto Alegre — Foto: Jennifer Domeneghini
Garça com peixe no bico em Porto Alegre — Foto: Jennifer Domeneghini

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.