Gata deixada em abrigo tem incrível mudança ao se recuperar de traumas

Gata deixada em abrigo tem incrível mudança ao se recuperar de traumas
Margot ficou traumatizada por ter sido deixada pela antiga família, agora está se recuperando em uma nova casa. Foto: Reprodução/TikTok

Uma mulher se despediu de seu gato de estimação no início deste ano e, como parte de seu processo de recuperação, ela decidiu dar uma chance para um gatinho de abrigo, servindo como um lar temporário. Ela entrou em contato com o abrigo da Laramie Animal Welfare Society (LAWS) para perguntar sobre os gatos que precisavam de ajuda, e eles imediatamente sugeriram uma gata chamada Margo.

“Ela estava cercada por uma família que a amava, mas eles tiveram um bebê e… não estava funcionando com o bebê”, disse Diane Sontum em um vídeo no TikTok. “Ela está no abrigo há cerca de um mês.”

Quando foi buscar Margo no abrigo, a equipe da LAWS informou que a gatinha estava com dificuldades para se adaptar à vida no abrigo. Ela estava com muito medo e não deixava ninguém a tocar.

@welcome2garyland Meet Margo! She’s my new foster cat! #foryoupage #grieftiktok #catsoftiktok #fostercatsoftiktok #fostercat ♬ original sound – Diane Sontum

“Eles me disseram que ela não quer ser acariciada ou tocada e que está muito estressada por ter sido entregue”, disse Diane.

Quando a mulher chegou ao abrigo, a gata já estava dentro da caixa de transporte, pronta para ir. As duas só teriam um primeiro contato de fato quando já estivessem em casa. Quando chegaram, Diane colocou Margo em uma sala silenciosa e abriu a porta da caixa. Margo começou a se esfregar nas grades mostrando que estava ansiosa para sair e, para surpresa de Diane, ela foi logo pedindo por carinho.

“Eles me disseram que ela era muito tímida e que não viria até mim”, disse ela. “Quando abri aquela caixa, essa foi nossa primeira apresentação. Eu acho que foi muito bem.”

Alguns dias depois, uma nova atualização sobre a Margo. Infelizmente, Diane descobriu que as preocupações do abrigo eram verdadeiras – Margo estava com muito medo de deixar ser tocada.

“Ela vai se esfregar nos meus pés, mas não quer que eu a acaricie”, disse. “Parte de sua resposta ao estresse de seu trauma é que ela não quer ser tocada. Estamos apenas descobrindo isso juntas.”

@welcome2garyland Replying to @wandawerner ♬ original sound – Diane Sontum

Diane sabia que, como todo animal de estimação que já passou por uma situação de abandono, Margo precisava de um tempo para se habituar ao novo ambiente.

“Estou muito feliz por ela estar aqui e estou disposto a ser muito paciente com ela enquanto ela se desfaz do que passou”, disse Diane.

Com o tempo, Margo começou a se adaptar ao novo ambiente. À medida que sua curiosidade crescia, ela começou a explorar outras partes da casa. Na maioria das vezes, Diane sentiu que a gata estava apenas procurando novos lugares para dormir, mas um quarto em particular chamou sua atenção.

@welcome2garyland Margo has been having a good time exploring the house. But, there is one room she’s not quite sure if she wants to visit yet. #foryoupage #catsoftiktok #fostercatsoftiktok #fostercat #sulcata #sulcatasoftiktok #griefjourney ♬ original sound – Diane Sontum

Dean, a tartaruga, morava naquele quarto, e a gata estava tão confusa quanto interessada sobre ele. “Margo está se divertindo explorando a casa. Mas há uma sala que ela ainda não tem certeza se quer visitar”, escreveu Diane em um TikTok.

À medida que a curiosidade de Margo crescia, explorar apenas o interior da casa não era mais o suficiente e ela queria ir para fora. Então, Diane prendeu uma coleira na coleira de Margo e levou a gata para seu primeiro passeio ao ar livre.

“Esta garotinha está implorando para sair e, você sabe, não posso deixá-la sair. Não é seguro para ela estar lá fora. Então, coloco uma coleira nela e vamos passear no quintal”, disse ela em um vídeo.

Já se passou mais de um mês desde que Margo chegou à casa e Diane e, embora ela ainda precise de mais um tempo para se sentir totalmente à vontade, seus medos finalmente parecem estar desaparecendo.

“Margo está começando a gostar que eu a toque”, escreveu Diane na legenda do TikTok. “Ela ainda tem um pouco de receio, mas estamos nos aproximando.”

@welcome2garyland Replying to @Missy Margo is starting to like me to touch her. She doesn’t cuddle—but we are getting closer. 😺❤️🐈#foryoupage #animalsoftiktok #catsoftiktok #griefjourney ♬ original sound – Diane Sontum

Quando ela não está esfregando o rosto pedindo por carinho ou sentada do lado de fora em sua coleira, Margo pode ser encontrada se aninhando em seus novos lugares favortios.

“Ela tem estado super ocupada entrando em todos os cômodos da casa explorando, farejando, procurando. E eu pensei, ‘O que diabos ela está procurando?’ E então entendi: superfícies horizontais”, disse em outro vídeo. “Ela encontrou muitos deles.”

@welcome2garyland Replying to @missjennybliss1 i guess you could say Margo is settling in. 😸#foryoupage #catsoftiktok #animalsoftiktok #fostercatsoftiktok ♬ original sound – Diane Sontum

Vale lembrar que Diane levou Margo para casa apenas como um lar temporário e a gatinha ainda está em busca de um lar definitivo. Contudo, a conexão que está se formando entre humana e felina parece indicar que Margo já encontrou o que precisava.

“Ela meio que assumiu”, disse Diana em um TikTok mais recente. “[É] uma espécie de rainha do castelo.”

@welcome2garyland Replying to @Janie Chasteen the crows have been good to me this winter! Their generosity continues to be revealed and I am in awe! And so grateful! #foryoupage #catsoftiktok #crows #crowgifts #fostercatsoftiktok ♬ original sound – Diane Sontum

Fonte: Canal do Pet