Gata é encontrada em caixa enviada pelo correio. Viajou meio mundo e está a recuperar

“Carga Preciosa” era a mensagem que se lia na caixa onde uma gata foi encontrada pela Agência dos Serviços de Fronteira (CBSA), em Vancouver, no Canadá. O objeto veio da Ásia e causou suspeitas entre os funcionários por estar danificado e conter um buraco. Quando o abriram, encontraram a “encomenda” de quatro patas.
“Os polícias perceberam que a caixa estava danificada e tinha um buraco considerável na lateral”, disse Binder Kooner, chefe de operações da CBSA citado pelo jornal “CityNews Everywhere”. “Ao espreitarem, viram um par de olhos a olhar de um lado para o outro”, acrescentou.
A Sociedade da Colúmbia Britânica para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (SPCA), uma organização sem fins lucrativos de bem-estar animal, avançou que não é possível saber quanto tempo a encomenda esteve em trânsito. A felina estava “gravemente desidratada, com medo e abaixo do peso”, e foi batizada em homenagem ao nome que levava na caixa — Carga Preciosa para os desconhecidos, e Preciosa para os mais íntimos.
Preciosa foi levada com urgência para um hospital veterinário na passada semana e a sua história tornou-se rapidamente viral. No Facebook, a organização pediu ajuda para cobrir as suas despesas que ultrapassam os 5 mil euros. Nesta segunda-feira, 8 de maio, já haviam arrecadado o equivalente a 11.600 euros.
A gata recebeu fluídos para combater a desidratação, passou por exames gerais, como de parasitas e outras doenças, e esteve sob monitorização “24 horas por dia, sete dias por semana”, partilhou o espaço. Preciosa recebeu uma vacina contra a raiva como prevenção e medicamentos para estimular o apetite, visto que tinha tanto medo que não tinha interesse pela comida.
Agora, já recebeu alta e está numa família de acolhimento temporário onde está a reaprender a viver tranquila. Apesar do trauma, está a começar a sentir-se segura e “a confiar nos humanos” que a acolheram. “A mamã adotiva disse-nos que ela está a comer e a beber mais e está a sentir-se mais confortável com ela e a sua casa”, contou a SPCA. “Preciosa gosta de saltar para o seu colo e receber massagens na barriga”.
Embora já esteja a recuperar, a felina ainda está em observação e a receber medicamentos diários. Antes de estar disponível para adoção, será submetida a análises clínicas e a esterilização. A organização partilhou ainda que está a oferecer atualizações pessoais a todos os que estão a doar para ajudar a patuda. Com o dinheiro que receberam, irão ajudar outros animais a seu cargo.
Veja as fotos abaixo para conhecer a gata Preciosa e os outros patudos que a felina vai conseguir ajudar.
Por Izabelli Pincelli
Fonte: Pets in Town / mantida a grafia lusitana original