Gata que foi pintada de rosa é retirada de tutor por risco de intoxicação

Gata que foi pintada de rosa é retirada de tutor por risco de intoxicação
Gata sofreu maus-tratos por ter sido tingida por tinta não apropriada para animais (Foto: Divulgação)

Uma gata foi resgatada por ativistas e levada para um abrigo, depois de ter sido pintada de rosa pelo tutor, em Tatuí (SP). Segundo o g1, o animal sofre o risco de intoxicação por conta da tinta colocada sobre os pelos e foi resgatada após denúncias feitas à ONG Cadeia Para Maus-Tratos.

“[…] constatamos que o animal estava nessa situação, tingido. Aí a gente chamou o pessoal, tentou entender a situação, vimos que era uma situação de maus-tratos, retiramos o animal e fizemos o registro do boletim de ocorrência”, explica a ativista animal Roberta Dias Lima.

Ela revela que a cor do cabelo do tutor também é rosa e que ele alegou que tingiu o animal para que ela ficasse mais bonita. “A gente rebatizou ela para Pink, um nome até meio clichê, mas que combinou”, conta Roberta.

De acordo com a ativista, a gata também apresentava muitas pulgas quando foi resgatada. Segundo o boletim de ocorrência, também havia sinais de anemia.

A médica veterinária Ana Carolina Gomes explica que maus-tratos não são apenas situações como agressões ou não fornecer insumos básicos, como comida e água ao animal.

“A gente sabe que a tinta que foi utiliza nesse animal não foi a tinta específica [para animais]. Essa tinta entra em contato com o organismo, sem contar que os animais se lambem para tomar banho, então ela vai acabar ingerindo essa tinta […] Então, o contato tópico pode causar uma intoxicação”, explica a profissional.

Pink vai ficar em observação veterinária por um período de dois a seis meses, para que seja verificado se o organismo é afetado pela tinta. A gata também está usando colar elizabetano para que não lamba e ingira os pelos contaminados pela tinta.

Fonte: Oeste Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.