Gato-do-mato é capturado por produtores rurais em Itarana, ES

Gato-do-mato é capturado por produtores rurais em Itarana, ES

Polícia disse que felino estava se alimentando das aves da propriedade. Animal foi solto em um parque ecológico na região. 

ES itarana unndddamedUm gato-do-mato foi capturado por produtores rurais na localidade de Bela Veneza, zona rural do município de Itarana, na região Serrana do Espírito Santo, na última quarta-feira (18). De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o felino estava se alimentando principalmente de galinhas e patos das propriedades da região.

Segundo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), produtores rurais fizeram uma armadilha para pegar o animal. O gato-do-mato foi cuidadosamente acondicionado em um transporte e após avaliação, foi constatada as boas condições de saúde. O animal macho, medindo aproximadamente 40 cm e pesando três quilos, foi solto em um parque ecológico na região.

A Polícia Militar Ambiental explicou que o este gato-do-mato é a menor espécie de felino encontrada no Brasil e também uma das menos conhecidas.

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, a transferência do animal da armadilha para a gaiola de transporte ocorreu com relativa dificuldade devido a sua agilidade e sinais de estresse.

Informaram ainda que o animal se encontra na lista de risco de extinção principalmente por conta do desmatamento, a fragmentação das florestas e o consequente isolamento genético dessas populações.

ES itarana unnamed

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.