Gato doente ama cuidar da saúde de outros animais

Gato doente ama cuidar da saúde de outros animais

Por Zainab Akande / Tradução de Marcela Prado

Cody foi resgatado das ruas de León, na Espanha, como um gatinho solitário e órfão em fevereiro de 2015.

ESPANHA leon santuario 01

“Desde o primeiro momento em que chegou ao santuário, ele começou a ronronar e não parou mais”, disse María Casquero Rodríguez, uma colaboradora do Leon Vegano Animal Sanctuary. Ela traduziu a história de Cody, contada a ela pelos fundadores do santuário e seus primeiros cuidadores, Evelyn Gutierrez e Diango Casabella.

ESPANHA leon santuario 02

Logo ficou evidente aos funcionários do santuário que Cody, que na época estava com seis meses, também estava muito doente. Como resultado, ele teve de ser hospitalizado até que os veterinários finalmente pudessem descobrir o que estava deixando-o tão fraco.

Finalmente ele foi diagnosticado com herpesvírus felino (rinotraquíte) e uma doença hepática – uma desordem no fígado que o impede Cody de fazer a desintoxicação do sangue corretamente, permitindo que toxinas se instalem em seu sistema.

ESPANHA leon santuario 03

 “A cada minuto, ele nos demonstra que tem vontade de viver,” o santuário escreveu em sua página no Facebook. “Ninguém se agarra tanto à vida quanto ele.”

ESPANHA leon santuario 04

Graças aos tratamentos para ajudar a administrar sua doença, Cody começou a se recuperar.

ESPANHA leon santuario 04A

Mas, meses depois, ele começou a sofrer de várias outras ameaças à saúde – cada novo problema sempre o trazendo à beira da morte.

ESPANHA leon santuario 04B

Mas, hoje, Cody vive e continua a lutar contra cada doença que surge em seu caminho. É uma batalha que ele enfrentará para o resto de sua vida. 

 ESPANHA leon santuario 05

Mas com a quantidade correta de amor e atenção, Cody também se transformou – de um gatinho assustado que tinha medo de barulhos a um gato menos ansioso e mais confiante.

ESPANHA leon santuario 06

“Apesar de tudo que ele sofreu, Cody é um gato adorável que fica junto de todos os animais do santuário”, disse Casquero.

ESPANHA leon santuario 07

“Ele também cuida dos animais doentes e dos recém-chegados e doentes, dando a eles muito afeto”, ela disse.

ESPANHA leon santuario 08

Uma das mais recentes responsabilidades de Cody foi um cordeirinho enfermo chamado Pituso.

ESPANHA leon santuario 09

Instintivamente, Cody soube que Pituso precisava de um amigo, e foi visto frequentemente do seu lado, aconchegado junto ao cordeirinho para lhe dar tanto conforto como a companhia tão necessária.

ESPANHA leon santuario 10

Em fevereiro desse ano, quando Diango, uma galinha do santuário, retornou de uma cirurgia para reparar um osso quebrado, Cody imediatamente ficou ao seu lado para ajudar sua recuperação.

ESPANHA leon santuario 11

E havia também o bebê Iker. O cabrito tinha sofrido abusos e chegou ao santuário no ano passado com uma perna quebrada. Assim que Cody o conheceu, eles se tornaram inseparáveis, e o passatempo favorito de Cody era encher o Iker de beijos.

Cody adorava tanto Iker que ele desistia de dormir em sua própria cama por algum tempo só para se certificar de que permaneceria ao lado do cabritinho tanto tempo quanto o necessário.

Quando Cody não está cuidando de perto de algum outro animal, ele pode geralmente ser encontrado brincando com as galinhas ou acordado a noite toda na janela, enquanto observa os animais noturnos do santuário.

ESPANHA leon santuario 12

Cody aprendeu também a demonstrar animação sempre que tem que ir ao consultório do veterinário – uma boa coisa já que ele tem uma doença incurável.

ESPANHA leon santuario 13

Ele também não se cansa de uma comida em particular: pão. “É como uma obsessão pra ele”, disse Casquero.

Recentemente, Cody teve de ir ao veterinário para resolver um problema de alto nível de amônia em seu sangue – mas, como sempre, ele se saiu muito bem e já está de volta ao santuário. Afinal, ele tem um trabalho importante a cumprir como o gato enfermeiro-chefe.

ESPANHA leon santuario 14

“Cody simplesmente ama amar,” contou Casquero. “Amar a todos e ser amado por todos.”

ESPANHA leon santuario 15

Quer ajudar o Leon Vegano Animal Sanctuary a continuar a fazer um bom trabalho pelos animais necessitados? Considere fazer uma doação aqui.

Assista ao vídeo sobre a gata que cuidou sozinha de esquilos órfãos:

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.