Gato-maracajá é atropelado e morre na BR-343 em Buriti dos Lopes, PI

Gato-maracajá é atropelado e morre na BR-343 em Buriti dos Lopes, PI
Foto: Reprodução

Neste sábado (02/03), por volta das 5h da manhã, uma cena triste e incomum chocou moradores de Buriti dos Lopes, no norte do Piauí. Uma espécie rara de felino, conhecida como gato-do-mato ou gato-maracajá, foi atropelada e acabou perdendo a vida na BR-343, próximo ao um estabelecimento conhecido na região por vender bodes.

O felino, estimado entre 8 e 10 quilos e com cerca de 3 metros de comprimento, estava agonizando à beira da estrada quando foi avistado por um morador local. Emocionado, ele registrou os últimos momentos do animal, lamentando a tragédia que presenciava.

“Eu não podia fazer nada. O felino estava gravemente ferido. Eu acho que o gato tentava atravessar a BR, para comer o bode da dona Lurdes, quando foi atropelado por um carro. Não sei se ela ia, ou vinha de algum lugar, só sei que o animal é raro e não ocorre com frequência em nossa região. Eu fiquei com muita pena, triste, pois essa espécie não se vê aqui na região”, desabafou o morador.

A morte da onça pintada ressalta a necessidade de medidas para proteção da fauna local e o cuidado dos motoristas ao trafegar nas estradas áreas de preservação ambiental.

Por Renato Ricarte

Fonte: Portal AZ


Nota do Olhar Animal: A matéria original indicava o gato-maracajá como sendo uma espécie de onça-pintada. Na verdade são espécies distintas, uma do gênero Felis (o mesmo do gato doméstico) e outra do gênero Panthera (dos grandes felinos), respectivamente.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.