Portugal: Gato resgatado com vida em Sintra após uma semana preso nas canalizações

Portugal: Gato resgatado com vida em Sintra após uma semana preso nas canalizações
reso nas canalizações Fenda usada para alimentar o gato durante uma semana (Foto: Reprodução Internet)

Os Bombeiros de Queluz resgataram, na segunda-feira, um gato que esteve preso durante uma semana nas condutas de canalização entre dois prédios, na Avenida 25 de abril, em Massamá.

Há cerca de uma semana que os moradores da Rua 25 de abril, em Massamá, no concelho de Sintra, não falavam de outra coisa. Ouviam o miar aflito de um gato e, sem saber da localização do animal, pensavam que estaria fechado dentro de uma casa.

Com o passar dos dias, o barulho intensificou-se e os habitantes daquela rua chegaram à conclusão de que o miar vinha da canalização e não de uma habitação. Aproveitando um buraco na parede do prédio, alimentaram o animal, atirando comida para o interior dessa fenda.

Por insistência da vizinhança, no passado domingo, deslocou-se ao local uma equipa de bombeiros, a proteção civil e o vereador Luís Patrício, que assume a tutela do Gabinete Médico-Veterinário. Através de um instrumento que mede a temperatura corporal, a equipa de resgate confirmou que o animal estava vivo e montou uma operação de salvamento.

Ao fim de dois dias, já na segunda-feira, o animal foi resgatado em perfeitas condições, através de uma fossa localizada no armazém do supermercado Minipreço existente naquela avenida.

Num vídeo publicado no Facebook, pode ver-se o momento em que uma bombeira tira o animal da fossa, abraçando-o de imediato. Foi depois entregue aos serviços de proteção animal e está a aguardar que o vão buscar.

No momento do resgate tinha uma coleira e apresentava sinais de ser bem tratado e domesticado.

portugal_sintra_gato_resgatado_com_vida_apos_uma_semana_canalizacoes_2

Por Paulo Lourenço

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.