Gatos de rua aparecem mortos na região sul de Palmas (TO) e voluntários denunciam maus-tratos

Gatos de rua aparecem mortos na região sul de Palmas (TO) e voluntários denunciam maus-tratos
Gatos de rua são envenenados na região sul de Palmas — Foto: Reprodução

Moradores suspeitam que gatos que vivem em uma quadra na região sul de Palmas estão sendo mortos por envenenamento. Segundo voluntários que alimentam e cuidam dos felinos, em menos de um mês, cinco foram encontrados sem vida. O caso de maus-tratos foi denunciado em uma delegacia da Polícia Civil. 

A situação é na Arse 121, antiga quadra 1.204 Sul. O voluntário Fernando Ângelo disse que os animais que aparecem mortos não têm nenhum ferimento.

“Eles estavam bem de saúde e, de repente, desapareceram. Vez ou outra a gente encontra os corpos sem ferimentos, sem mordidas aparentes, sem sinais de atropelamento. O que nos leva a crer que pode ser envenenamento”, explicou Fernando.

Palmas tem centenas de animais domésticos nas ruas. Todos eles dependem da ajuda dos humanos para sobreviver. A voluntária Silvia Maria Ribeiro lamenta que, ao invés de ajudar, tem gente matando os animais.

“É muito triste. É uma morte cruel, uma morte sofrida. E essa pessoa [suspeita] já vem fazendo isso há muito tempo. Inclusive teve um evento que, durante a noite, botaram fogo em um lote onde estavam a mãe com os filhotes”, disse Silvia Maria.

Vídeo: Moradores encontram gatos de rua mortos por envenenamento na região sul de Palmas.

A situação é antiga. No ano passado os moradores encontraram carne envenenada perto do local onde um grupo de gatos era alimentado.

Os cuidadores acreditam que o número de mortes pode ser maior do que o contabilizado nos últimos dias. É que em uma das colônias que os voluntários costumavam alimentar havia 15 gatos agora tem apenas quatro animais.

Abandonar ou maltratar animais é crime e a pena pode chegar há 5 anos de prisão.

Os defensores dos animais levaram o caso à polícia. “Chegamos a fazer denúncias, então a polícia está investigando os possíveis culpados com a ajuda da comunidade e talvez algum vizinho pode até fornecer imagens de suas câmeras de vigilância”, informou Fernando Ângelo.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.