Gatos em situação de maus-tatos são resgatados de casa em Caraguatatuba, SP; animais estão doentes

Gatos em situação de maus-tatos são resgatados de casa em Caraguatatuba, SP; animais estão doentes
Doentes, filhotes de gatos foram resgatados pela Polícia Ambiental / Foto: Polícia Ambiental

Durante operação “Interior Mais Seguro”, nesta quarta-feira (31), a equipe da Polícia Ambiental recebeu uma denúncia de maus-tratos contra gatos no bairro Jardim Gaivotas, em Caraguatatuba.

No local, os policiais ambientais, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses, foram recebidos pelo proprietário da residência de 60 anos de idade, que liberou a entrada para fiscalização.

Os agentes localizaram 16 gatos adultos, alguns com sintomas de desnutrição, feridas, parasitas e sinais de estarem infectados pela doença esporotricose. Outros três gatos filhotes que estavam acondicionados em uma gaveta fechada, sem ventilação e alimentação.

Questionado, o proprietário informou não ter condições financeiras para manter a alimentação e higiene dos animais. A residência encontrava-se repleta de fezes e entulhos, tornando o ambiente insalubre. 

Diante do flagrante, os policiais ambientais multaram o morador em R$ 57 mil. Ele foi conduzindo à Delegacia Central de Caraguatatuba, onde a autoridade de plantão elaborou o boletim de ocorrência de maus tratos, liberando o autor que responderá o crime em liberdade.

Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba.

Esporotricose – trata-se de uma doença que pode ser transmitida de animais para os seres humanos, causando lesões na pele de difícil cicatrização. Isso acontece principalmente com aqueles que moram em regiões de clima tropical.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Fonte: Costa Norte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.