Saudeanimal leite de vaca faz mal ao gato 1 H

Gatos não podem beber leite de vaca. Entenda o porquê

Muita gente acha que esse alimento faz bem aos gatinhos

Saudeanimal leite de vaca faz mal ao gato 1

Como os mamíferos que são, gatos realmente precisam de leite. Mas isso é somente nas primeiras semanas de vida. Depois de desmamados, o que geralmente ocorre na sexta semana de vida, os gatos mantêm uma alimentação variada que, na natureza, consiste principalmente de roedores. Já quando eles são criados em ambiente doméstico, devem ser alimentados com ração, que possui todos os nutrientes que esses pets precisam e em quantidade perfeitamente balanceada.

Na verdade, o homem é o único mamífero que continua tomando leite quando adulto. O leite que os humanos tomam é de vaca, o qual possui uma constituição bem diferente do leite de gato. Assim, mesmo quando é necessário alimentar gatinhos que foram rejeitados pela mãe, utiliza-se leite felino, apropriado ao organismo desses pets.

O leite de vaca faz mal ao gato

O açúcar desse tipo de leite prejudica o gato

Saudeanimal leite de vaca faz mal ao gato 2Dentre as principais diferenças entre o leite de vaca e o de gata é que o primeiro é rico em lactose. E é aí que está o problema: a maioria dos gatos é intolerante à lactose, que essencialmente é o açúcar do leite. Assim, o organismo felino não consegue produzir as enzimas adequadas para a digestão desse açúcar, o que acaba gerando fermentação e consequentemente o acúmulo de gases, dor e até diarreia nos bichanos.

Na realidade, os gatos até chegam a produzir a enzima certa para digerir a lactose enquanto ainda estão nas primeiras semanas de vida, mas geralmente não na idade adulta. Portanto, são raros os felinos desprovidos de intolerância à lactose. 

Não se esqueça: a melhor alimentação para o seu gato é uma ração de qualidade e água. E se você quer mais informações e curiosidades do mundo dos animais de estimação.

(Fonte: ArcaDeNoé. Acesso em 22.03.2013.)

Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.

Fonte: Bolsa de Mulher

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.