Gatos vítimas de maus-tratos são resgatados em Brusque, SC

Gatos vítimas de maus-tratos são resgatados em Brusque, SC
Foto: Acapra/Divulgação

Quatro gatos, um macho e três fêmeas vítimas de maus-tratos foram resgatados no bairro São Pedro, em Brusque, no fim da tarde deste domingo, 19.

O resgate foi feito pela Acapra de Brusque, com o apoio da Polícia Militar. De acordo com a tesoureira da Acapra, Jéssica Ricardo, a entidade recebeu uma denúncia anônima de que um gato estaria preso em uma corrente, e que no local havia mais animais.

Condições insalubres

Jéssica conta que o local parecia uma zona de guerra. “O gato, macho, estava acorrentado na frente da casa em uma árvore, na beira de um barranco. Ao redor dele estava cheio de fezes, a casa era precária e a corrente minúscula”, relata.

Segundo ela, ao lado da árvore onde o gato estava preso havia uma gaiola com outras três gatas. No local, havia caixa de areia, mas há dias não havia sido limpa e todo o chão, que era de piso, estava coberto de fezes.

“As gatas estavam em cima de uma tábua de madeira, único lugar mais limpo, pois o resto do chão era só fezes”, informa.

A tesoureira ressalta que pelas condições que os animais estavam, estão aparentemente bem de saúde. Porém, todos irão passar por ultrassom para saber se são castrados ou não e realizar o procedimento, fazer exames de sangue e tomar banho.

Maus-tratos

Jéssica destaca que a questão dos maus-tratos não engloba apenas a falta de alimento e agressões físicas nos animais.

“O animal pode até receber comida. Mas se o local não for adequado para viver, não houver cuidados veterinários e higiene, também é considerado maus-tratos”, explica a voluntária.

Segundo ela, o gato é um animal muito limpo e os que foram resgatados estavam assustados na situação em que se encontravam. Porém, Jéssica informa que todos são dóceis, e após os procedimentos, podem receber lar temporário e serem doados.

Acapra/Divulgação
Acapra/Divulgação

Como adotar ou ajudar financeiramente

Para adotar ou oferecer lar temporário falar com a voluntária Kelly, pelo WhatsApp (47) 98826-1857. Para ajudar financeiramente, é possível deixar o valor diretamente na clínica Fofinhos ou via Pix, na conta em nome de Jéssica Ricardo, pela chave do Pix 47999911652. Se possível, enviar o comprovante no Instagram da tesoureira para controle das doações.

Acapra/Divulgação
Acapra/Divulgação

Confira o vídeo do resgate

Por Lorena Polli

Fonte: O Município

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.