Gavião é resgatado após se ferir em arame farpado de prédio no litoral de SP

Gavião é resgatado após se ferir em arame farpado de prédio no litoral de SP
Animal foi resgatado por equipes da Guarda Civil Ambiental de São Vicente, SP — Foto: Divulgação/Guarda Civil Ambiental

Um gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus) foi resgatado em São Vicente, no litoral de São Paulo, após se machucar em um arame farpado instalado em um prédio no Centro da cidade. A Guarda Civil Ambiental do município foi acionada por moradores para a retirada da ave.

De acordo com a prefeitura, o caso ocorreu na tarde desta quarta-feira (8), em frente à Praça 22 de Janeiro. O morador que acionou a corporação informou que o animal estava caçando quando bateu contra o arame farpado utilizado no prédio, caindo no pátio.

As equipes constataram no local que tratava-se de um gavião-asa-de-telha, que estava com um corte na asa direita, causado pela colisão. De acordo com a guarda, o animal foi encaminhado para o Instituto Gremar, em Guarujá, onde passou por avaliação clínica e permaneceu em reabilitação.

O gavião-asa-de-telha habita regiões campestres, segundo os guardas ambientais, sendo comum em áreas de várzea, manguezais, pastagens, campos de cultivo e campos nativos, como o cerrado e a caatinga, mas tem aparecido, também, em áreas urbanas.

Em caso de necessidade de resgate ou denúncia de maus-tratos contra animais silvestres em São Vicente, o morador deve ligar para a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal, nos telefones (13) 3569-2274 e (13) 99679-3604, ou na GCM, no disque 153.

Guardas avaliaram animal e o encaminharam para o Instituto Gremar. — Foto: Divulgação/ Guarda Civil Ambiental

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.