GCM resgata carcará que caiu na rua e foi protegido por moradores do Embaré, em Santos, SP

GCM resgata carcará que caiu na rua e foi protegido por moradores do Embaré, em Santos, SP
Animal receberá atendimento no Orquidário e ficará em quarentena para avaliação veterinária (Foto: José Corrêa/Arquivo Pessoal)

Um carcará chamou a atenção de moradores ao cair na Rua da Liberdade, no bairro Embaré, em Santos, nesta sexta-feira (5). O pássaro silvestre foi acompanhado até ser resgatado pela Guarda Civil Municipal (GCM), duas horas depois. A ave foi encaminhada ao Orquidário Municipal e passará por avaliação médica.

Morador do bairro, o marinheiro José Corrêa conta que o pássaro estava debilitado e apresentava sangramentos quando caiu na rua. “Meu vizinho estava limpando o carro quando viu que o animal tentou pegar um passarinho, mas caiu, Ele veio andando até a minha casa, e lá não conseguiu mais levantar voo”, explica.

Os moradores acionaram a Polícia Militar Ambiental para que o animal fosse retirado, mas protegeram a ave para que não fosse atingida por veículos. Além disso, foram informados que o carcará só conseguiria ser resgatado em outro horário.

Por volta das 14h, o animal foi resgatado pela Guarda Municipal para que fosse encaminhado ao Orquidário de Santos. A previsão é de que o pássaro receba os primeiros cuidados e permaneça em quarentena de 48 horas, para que seja avaliado seu estado de saúde. Caso necessário, será iniciado tratamento para que a ave se recupere e retorne à natureza.

Em nota, a Prefeitura de Santos informa que a Secretaria de Meio Ambiente não realiza resgates, e que o manejo de fauna silvestre cabe à Polícia Militar. Após a entrada no parque e o período de isolamento, será emitido um boletim na segunda-feira (8).

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, as viaturas que atendem a região se encontravam em uma operação em São Paulo, e seria necessário aguardar a liberação de um dos veículos para que o animal fosse resgatado.

Por Yasmin Vilar

Fonte: A Tribuna

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.