GCM resgata mais de 500 aves em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista

GCM resgata mais de 500 aves em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista
Entre as espécies apreendidas estão calopsitas, pombas exóticas, periquitos, canário belga, agapornis, além de 24 coelhos. Foto: Divulgação/GCM

Na última sexta-feira (11), a Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, apreendeu 529 aves exóticas que estavam armazenadas em péssimas condições na alameda Dom Pedro de Alcântara, no bairro Nova Petrópolis. O resgate aconteceu após moradores denunciarem o local ao Ministério Público (MP).

As aves estavam em condições de maus-tratos, aglomeradas em gaiolas, com mutilações, mal alimentadas e em ambiente sem ventilação adequada e sujo, segundo a Guarda Civil Municipal (GCM).

Entre as espécies apreendidas estão calopsitas, pombas exóticas, periquitos, canário belga, agapornis, além de 24 coelhos.

Além disso, os guardas apreenderam medicamentos vencidos e demais itens proibidos que estavam expostos à venda, como é o caso de raticidas contendo chumbinho.

Uma pessoa foi detida e encaminhada à Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma). O Centro de Zoonoses também foi acionado para avaliar a saúde dos animais, assim como a Vigilância Sanitária de São Bernardo. O estabelecimento foi autuado em R$ 30 mil pelo crime de maus-tratos.

Os animais foram encaminhados para uma Organização Não Governamental (ONG) dedicada aos cuidados animais.

Fonte: Diário do Litoral

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.