Golfinho morre após encalhar em praia de Arraial do Cabo, no RJ

Golfinho morre após encalhar em praia de Arraial do Cabo, no RJ
Pessoas que estavam na praia tentaram ajudar o golfinho — Foto: Redes sociais/Reprodução

Um golfinho morreu após encalhar nesta segunda-feira (4) na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

VÍDEO: Golfinho morre encalhado em praia de Arraial do Cabo, no RJ

Pessoas que estavam no local tentaram ajudar o animal, mas ele não resistiu. (veja vídeo acima).

Segundo o empresário, Lucas Marinho, que estava próximo ao local, o animal parecia estar mal e já havia encalhado antes.

Lucas conta que um homem que estava próximo colocou o golfinho para dentro da água novamente. Mas quando encalhou a primeira vez, o animal estava sangrando.

“Primeiro o rapaz colocou ele para água de novo, depois ele foi ate a beirada e quando chegou próximo, o pessoal ainda tentou colocar ele pra água de novo. Ele não, ela, aparentemente era uma fêmea e estava grávida, porque estava com a barriga bem inchada e parece também que estava colocando uma secreção para fora. Tentaram colocar de volta, mas infelizmente o animal não resistiu” , conta Lucas.

A Guarda Marítima de Arraial do Cabo foi acionada e foi até a praia. O animal foi recolhido por uma equipe do CTA Serviços em Meio Ambiente que o levaram para realizar autópsia e verificar as causas do óbito.

O g1 entrou em contato com o CTA Serviços em Meio Ambiente, que informou que trata-se de uma fêmea adulta, e que estava grávida. O órgão orienta como proceder ao encontrar um animal nestas condições.

“Quando encontrar um golfinho encalhado na praia, é importante não tentar devolvê-lo para o mar antes da chegada da equipe técnica, uma vez que esses animais encalham normalmente devido a processos patológicos ou desorientação e não apresentam condições de sobrevivência no mar sem o devido tratamento ou avaliação veterinária. As tentativas de devolução desgastam ainda mais o animal, diminuindo suas chances de recuperação”, informou.

Ainda segundo o órgão, por meio dos telefones 0800-039-5005 (Espírito Santo) e 0800-026-2828 (Rio de Janeiro), uma equipe técnica especializada poderá ser acionada para se deslocar imediatamente para o atendimento.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.