Golfinho morre após encalhar em praia de Arraial do Cabo, no RJ

Um golfinho morreu após encalhar nesta segunda-feira (4) na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.
VÍDEO: Golfinho morre encalhado em praia de Arraial do Cabo, no RJ
Pessoas que estavam no local tentaram ajudar o animal, mas ele não resistiu. (veja vídeo acima).
Segundo o empresário, Lucas Marinho, que estava próximo ao local, o animal parecia estar mal e já havia encalhado antes.
Lucas conta que um homem que estava próximo colocou o golfinho para dentro da água novamente. Mas quando encalhou a primeira vez, o animal estava sangrando.
“Primeiro o rapaz colocou ele para água de novo, depois ele foi ate a beirada e quando chegou próximo, o pessoal ainda tentou colocar ele pra água de novo. Ele não, ela, aparentemente era uma fêmea e estava grávida, porque estava com a barriga bem inchada e parece também que estava colocando uma secreção para fora. Tentaram colocar de volta, mas infelizmente o animal não resistiu” , conta Lucas.
A Guarda Marítima de Arraial do Cabo foi acionada e foi até a praia. O animal foi recolhido por uma equipe do CTA Serviços em Meio Ambiente que o levaram para realizar autópsia e verificar as causas do óbito.
O g1 entrou em contato com o CTA Serviços em Meio Ambiente, que informou que trata-se de uma fêmea adulta, e que estava grávida. O órgão orienta como proceder ao encontrar um animal nestas condições.
“Quando encontrar um golfinho encalhado na praia, é importante não tentar devolvê-lo para o mar antes da chegada da equipe técnica, uma vez que esses animais encalham normalmente devido a processos patológicos ou desorientação e não apresentam condições de sobrevivência no mar sem o devido tratamento ou avaliação veterinária. As tentativas de devolução desgastam ainda mais o animal, diminuindo suas chances de recuperação”, informou.
Ainda segundo o órgão, por meio dos telefones 0800-039-5005 (Espírito Santo) e 0800-026-2828 (Rio de Janeiro), uma equipe técnica especializada poderá ser acionada para se deslocar imediatamente para o atendimento.
Fonte: G1