Golfinho morto é encontrado na praia de Itaipu, em Niterói, RJ

Golfinho morto é encontrado na praia de Itaipu, em Niterói, RJ

De acordo com oceanógrafa, animal é adulto da espécie nariz-de-garrafa.

Por Renan Almeida

RJ niteroi golfinho 970848

O corpo de um golfinho que apareceu encalhado na noite de segunda-feira na praia de Itaipu, em Niterói, foi removido na tarde hoje por agentes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). Antes da retirada, pesquisadoras do laboratório de mamíferos aquáticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foram ao local e recolheram partes do animal para realizar a necrópsia. A causa da morte é indeterminada.

De acordo com a oceanógrafa Gleici Montanini, da UERJ, trata-se de um animal adulto, da espécie nariz-de-garrafa, com 3,30 metros. Ela informou que não é um dos botos azuis que habitam a Baía de Guanabara.

O inspetor Marco Silva, da Guarda Ambiental, disse que frequentadores da praia viram o animal ainda com vida na segunda-feira.

— Populares relataram que ele estava nadando bem devagar e próximo da arrebentação, aparentemente debilitado. Recebemos o chamado à noite pelo Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública) e quando chegamos, às 21h20m, ele já estava morto.

De acordo com a Guarda Municipal de Niterói, para remover totalmente o golfinho da água foram necessários oito homens. Os agentes que fizeram a retirada do corpo acreditam que o golfinho possa ter se desorientado ao seguir algum cardume, e se enroscado e ferido em uma rede de pesca, dificultando o acesso à superfície. Isso justificaria alguns ferimentos encontrados nas barbatanas. Segundo os guardas municipais, a ocorrência é atípica, tanto pelo local de encalhe quanto pelo tamanho do mamífero.

Fonte: O Globo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.