Golfinho morto é encontrado na Praia do Jacaré em Cabedelo, PB

Golfinho morto é encontrado na Praia do Jacaré em Cabedelo, PB
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Nesta terça-feira (23), um golfinho foi encontrado morto na Praia do Jacaré, em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, próximo ao estuário do rio Paraíba. O animal foi avistado boiando no meio do rio por banhistas, que prontamente acionaram as autoridades. A equipe da Sudema compareceu ao local para prestar assistência, e a Fundação Mamíferos Aquáticos assumiu a responsabilidade de conduzir a carcaça do animal para uma análise mais detalhada sobre a causa da morte.

Matheus Ribeiro, veterinário da Fundação Mamíferos Aquáticos, esclareceu o procedimento a ser adotado: “Os banhistas que encontraram a carcaça a trouxeram até a margem. Entraram em contato com as autoridades, que informaram nossa equipe. Foi quando viemos até aqui prestar auxílio. Trata-se de um boto-cinza adulto, de sexo masculino, cuja área de abrangência contempla o litoral da Paraíba.”

Ribeiro ressaltou a importância da população informar à fundação sempre que encontrar mamíferos marinhos, tanto vivos quanto mortos, como golfinhos e baleias. A fundação possui especialização para realizar exames e prestar assistência a animais vivos, além de realizar necropsias para investigar causas de óbito.

Até o momento, não foram identificadas lesões externas no golfinho encontrado, e a necropsia será realizada para esclarecer as circunstâncias da morte. Ribeiro mencionou algumas hipóteses comuns de morte de animais marinhos, incluindo emaranhamento em redes de pesca, choques com embarcações ou causas naturais.

A Fundação Mamíferos Aquáticos destaca a importância da colaboração da comunidade para preservar a vida marinha. O contato imediato ao encontrar um animal nessas condições permite uma ação mais eficaz na análise das circunstâncias do ocorrido.

Por Carlos Rocha

Fonte: Portal T5

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.