SP guarujá golfinhopepe thumb

Golfinho que está em tratamento pode receber alta nos próximos dias em Guarujá, SP

SP guarujá golfinhopepeO golfinho da espécie Toninha, apelidado de ‘Pepê’, que está internado há cerca de dois meses no Centro de Recepção e Triagem de Animais Marinhos (Cetas), unidade da Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, poderá ser solto nos próximos dias.

O animal, que foi encontrado em uma praia de Peruíbe, e que por isso recebeu o apelido de Pepê, tem cerca de três meses e um metro de comprimento, e está em tratamento no hospital para cuidar de animais marinhos vítimas de acidentes ou intoxicação encontrados no Litoral. O equipamento conta com parceria do Gremar-Pesquisa, Educação e Gestão Ambiental.

Segundo a médica veterinária e coordenadora do Gremar, Mariana Zillio, quando o animal chegou à unidade era alimentado por sonda e monitorado 24 horas por dia, pois tinha perdido a capacidade de nadar e flutuar.

“Sua recuperação foi lenta e difícil, mas está sobrevivendo. Não há casos de recuperação de toninhas em cativeiro, especialmente nessas condições, pois ela chegou bastante ferida por redes e sinais de afogamento, o que prejudicou sua plena capacidade pulmonar. Assim que ela começar a se alimentar por conta própria será solta”.

Fonte: A Tribuna