Golfinhos são devolvidos ao mar após encalhe no CE

Golfinhos são devolvidos ao mar após encalhe no CE

CE beberibe golfinhos5

Dois golfinhos foram devolvidos ao oceano na última segunda-feira, 10, pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), com o auxílio do projeto Cetáceos da Costa Branca e do Corpo de Bombeiros. Os golfinhos são da espécie Peponocephala electrta (conhecido como golfinho cabeça-de-melão) e estavam em tratamento no lagamar do Uruaú, em Beberibe, desde a última sexta, 7, quando foram encontrados encalhados.

De acordo com a Aquasis, três animais encalharam juntos, mas um foi devolvido ao mar pela comunidade. A associação, no entanto, desaconselha essa ação, que é prejudicial para o animal. Conforme a Aquasis, quando chegam a encalhar, os golfinhos normalmente estão em estado crítico de saúde e necessitam de tratamento veterinário para sobreviver.

Os dois animais que permaneceram em terra, um macho e uma fêmea, que está grávida, encalharam com um quadro de infecção viral, tratado por veterinários. Os golfinhos foram acompanhados durante três dias pela equipe. Os biólogos e tratadores se revezaram em turnos de uma hora para segurar os animais na água.

Após o tratamento, os dois foram levados em botes do Corpo de Bombeiros para uma distância ideal para a soltura e devolvidos ao mar com sucesso. Os dois animais nadaram juntos em direção ao oceano. A orla da região foi monitorada durante algumas horas depois para garantir que os animais não encalhariam novamente.

Fonte: O Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.