Governo de Sergipe entrega equipamentos de apreensão de animais silvestres

Mais uma agenda positiva nas ações de Meio Ambiente do Governo do Estado de Sergipe foi celebrada na manhã dessa sexta-feira, 19. O presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Wanderlê Correia, cedeu ao Pelotão Ambiental de Sergipe cerca de R$ 7 mil em equipamentos para uso de apreensão de animais silvestres. A assinatura do termo de cessão e entrega dos bens móveis ocorreu no auditório da Adema.

Os equipamentos advém do Termo de Cooperação Técnica que foi celebrado em 2013 entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar do Estado de Sergipe e a Adema. Durante ato, Wanderlê Correia ressaltou que equipamentos serão utilizados na execução de ações complementares de fiscalização ambiental, uma prática especial e que vem sendo realizada pelo Pelotão Ambiental.

“A concessão dos equipamentos nada mais é do que um compartilhamento de ações especiais entre órgãos. A Adema fiscaliza, monitora e expede licenças ambientais. E nesse cenário de atividades, há freqüente ocorrência de animais silvestres a serem capturados e transportados adequadamente até que possam ser dispostos mais uma vez na natureza. Daí o papel importantíssimo do Pelotão Ambiental, e de fazê-lo com segurança pessoal e do animal a ser resgatado”, aponta o presidente ad Adema.

Os equipamentos foram entregues ao Pelotão Ambiental por meio do tenente e comandante do Pelotão Ambiental, Genilton de Deus Alves, que apreciou os equipamentos e valorizou o ato. “Constantemente recebemos chamadas para capturar cobras, jacarés, macacos, entre outros animais silvestres. Nessa operação, a importância da segurabilidade do pelotão, quanto do animal a ser apreendido. Os equipamentos irão compor a falta de alguns, e substituirão os mais antigos”, afirma o tenente,

Para o diretor Administrativo Financeiro da Adema, Usiel Rios, a iniciativa vem oferecer condições de interação junto ao Pelotão Ambiental, por importância das atividades realizadas, que protegem e preservam o Meio Ambiente. Na oportunidade, a diretora técnica da Adema, Ana Tereza, salientou que “o órgão ambiental dispõe de assessoria técnica, formada por uma equipe multidisciplinar, a disposição das operações realizadas pelo pelotão no Estado, no que diz respeito a fiscalizações”.

Equipamentos

Dos equipamentos doados, destacam-se: Caixa para transporte de animais; Cambão para captura de animais, em aço inoxidável de alta resistência com trava; Pinça para captura de répteis; Puça 60 cm arco de aço com pintura eletrostática a pó e proteção e ainda, Gancho para captura de serpentes em alumínio 120 cm. A denúncia é a principal arma no combate ao crime ambiental de captura de animais.

Para acionar o pelotão ambiental, basta somente ligar para o número (79) 3248-8306, ou ainda, através do número 190, da Polícia Militar. Por e-mail o contato é possível através do endereço eletrônico [email protected]

Fonte: Plenário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.