Governo determina fiscalização de distribuidores do petisco animal da marca Bassar

Governo determina fiscalização de distribuidores do petisco animal da marca Bassar
Polícia investiga contaminação em petiscos para cães. — Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Agricultura determinou na noite de segunda-feira (5) a fiscalização dos estabelecimentos distribuidores dos petiscos da marca Bassar, após casos de intoxicação de animais por ingestão de produtos da empresa.

VÍDEO: O que se sabe sobre o caso dos cachorros com suspeita de intoxicação por petiscos

De acordo com informações oficiais do Ministério, são 9 óbitos confirmados: seis em Belo Horizonte, uma em Piumhi (MG) e duas em São Paulo.

Segundo apuração do g1, chega a 40 o número suspeitas de mortes de cachorros.

Os produtos com suspeita de substâncias tóxicas são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467).

Na sexta-feira, o governo determinou recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa, em razão da suspeita fundamentada de ocorrência de produtos contaminados.

“As equipes de fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa continuam investigando os casos. Os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária do Ministério já estão analisando os produtos coletados”, informou o Ministério, em nota.

Aos usuários, o governo orienta as denúncias sejam formalizadas junto à Ouvidoria do Ministério com dados de lote e data de fabricação dos produtos suspeitos. Já para fins de ressarcimento, consumidores devem entrar em contato com o fabricante ou com o estabelecimento.

Na última sexta-feira (2), a equipe de fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério interditou a fábrica envolvida, localizada em Guarulhos (SP), até que sejam apresentadas todas as informações requeridas pela fiscalização.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.