Governo municipal no México procura um lar para cães resgatados por maltrato animal

Governo municipal no México procura um lar para cães resgatados por maltrato animal

O secretário de Serviços Públicos Municipais, José Luis Gil Vázques, informou que ocorrerá a Feira de Adoção na Praça Melchor Ocampo, onde serão colocados à disposição dos cidadãos 20 cães que foram resgatados do maltrato.

Após a operação com a qual realizaram a apreensão dos animais realizada pela autoridade estadual e, graças ao fato de que o governo municipal realizou a denúncia, conseguiram que vinte cães tenham uma oportunidade de encontrar um lar de verdade.

“Queremos que os animais, além de encher a casa de felicidade, sejam vistos como um integrante da família, não somente como uma mascote”, enfatizou.

Gil Vázques afirmou que esses trabalhos onde foram privilegiados a dignificação da vida animal ocorreram graças à participação de associações civis animalistas e legisladores, que realizaram todo o cuidado que esses cães receberam no centro Animal durante os 8 meses que estiveram lá.

Nesse sentido, o secretário de Serviços Públicos Municipais destacou que, para este caso, haverá um novo processo de adoção, que incluirá dar continuidade aos cães entregues em custódia provisória aos solicitantes que reúnam os requisitos necessários.

Mesmo assim, José Luis Gil garantiu que as Feiras de Adoção implantadas com a ação do atual prefeito, Alfonso Martínez Alcázar, conseguiram que uma média de 30 cães tenha sua nova casa a cada mês.

Alguns dos requisitos de adoção são levar um comprovante de endereço, identificação oficial com fotografia, preencher um questionário que permite verificar se o solicitante pode cumprir com o bom trato do animal a ser adotado e cobrir o custo da castração, que giram em torno de 200 pesos mexicanos.

Cabe destacar que o município de Morelia implantará em uma segunda etapa a adoção dos 28 cães restantes que continuam sob custódia do governo, 10 dos quais serão enviados juntos para uma casa particular que possui os elementos necessários para oferecer a estes cães uma boa qualidade de vida.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Americano Víctor 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.