Argentina zoologico fechado H

Governo portenho nega que Zoológico de Buenos Aires será fechado

A Agência de Proteção Ambiental da Cidade de Buenos Aires afirma desconhecer de onde teria saído o boato sobre o fechamento.

Tradução de Flavia Luchetti

Argentina zoologico fechado

A notícia viralizou no dia 11 de janeiro. Vários meios de comunicação publicaram que Horacio Rodríguez Larreta, prefeito de Buenos Aires, iria fechar o zoológico. Entretanto, já no dia 12 a Agência de Proteção Ambiental desmentiu a informação.

A Secretaria de Comunicações não soube informar de onde surgiu o boato do fechamento e que talvez tenha sido uma má interpretação e confusão com o término do prazo da concessão, como informaram ao site La Nación.

O diretor do zoológico, Gabriel Aguado, confirmou, em uma entrevista para a Radio 10, que o zoo não irá a lugar nenhum: “O zoológico portenho não vai se mudar”. Também garantiu que ainda faltam dois anos para o término da concessão e que investimentos estão sendo feitos.

“Nos últimos anos houve uma recuperação do patrimônio histórico, mas não do bem estar dos animais, e isto não é o ideal”, disse Aguado, e em seguida acrescentou que quando se discute o assunto soa pior do que parece, “não é o ideal, mas há zoológicos em todo o mundo”.

Argentina zoologico fechado2

O diretor admitiu que as instalações estão deterioradas e também defendeu o  zoológico argumentando que foi construído há muito tempo, quando os costumes eram outros: “Se tivéssemos que construí-lo hoje de jeito nenhum seria nesse lugar, mas quando ocorreu estava a três quilômetros da cidade. As dimensões  do parque não deveriam ser essas, teriam que ser maiores, e também os recintos. Mas naquele tempo havia falta de conhecimento sobre as necessidades dos animais”. “Temos que fazer uma mudança filosófica”, disse.

Para concluir, Aguado disse que “temos que mudar os recintos dos animais para garantir seu bem estar. No entanto, são animais que estão acostumados ao hábitat dos zoológicos”.

Os zoológicos estão no “meio de um furacão” há muito tempo. É uma polemica que ao longo dos últimos anos foi tomando força. São cada vez maiores os grupos de defensores dos animais que se manifestam e garantem que os zoológicos são lugares que não deveriam existir mais, dizendo que os animais não deveriam viver ali porque eles não nasceram para ficarem aprisionados e muito menos no meio de grandes cidades com seus ruídos, poluição e todo tipo de contaminação.

Fonte: La Nacion

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.