Granizo danifica espaço de ONG de animais em Chapecó (SC) e voluntários pedem ajuda

Granizo danifica espaço de ONG de animais em Chapecó (SC) e voluntários pedem ajuda
Espaço que abriga os animais teve inúmeros prejuízos. – Foto: ONG Amigos dos Bichos/Divulgação/ND

A chuva de granizo que atingiu Chapecó, no oeste de Santa Catarina, causou transtornos não apenas para os moradores que tiveram perdas em suas casas, mas também prejudicou o acolhimento dos animais de rua feito pela ONG Amigos dos Bichos.

Isso porque o espaço da ONG também foi danificado pela chuva de granizo. Em apenas 10 minutos de chuva, muitos foram os prejuízos. No local ficam duas casas, uma onde vivem os cuidadores dos animais — que também foi atingida — e outra onde ficam os cães, gatos, materiais e medicamentos.

O espaço ainda conta com 15 canis externos — onde ficam a maior parte dos animais — um gatil, cozinha e local para banho. Ao todo, atualmente, 70 animais são acolhidos e cuidados pela ONG, entre eles animais idosos que precisam de maior atenção.

Segundo uma das voluntárias, Jovane Bottin, ainda não há um levantamento financeiro dos prejuízos, mas o espaço passou recentemente por uma reforma em que foram investidos R$ 15 mil para o melhor atendimento dos animais, o que foi perdido com os danos deixados pelo granizo.

Veja fotos:

“Todos os telhados foram atingidos, tem buraco para todo lado. Perdemos equipamentos, doações, móveis, medicamentos. A fiação elétrica deu curto. Está um caos”, relata a voluntária.

Em uma publicação na página da ONG no Instagram, os voluntários pedem ajuda para os animais e relatam o sentimento de impotência. “Tristeza, tristeza, tristeza. É o que define nosso dia. Anos de trabalho e investimentos no projeto Patinhas Secas literalmente por água abaixo. Muitas famílias perderam seus bens e suas casas, mas para nós esse lugar também é uma casa, um lar de amor, uma família de patudos. Nem conseguimos tentar amenizar as perdas porque a chuva não dá trégua”, diz a publicação.

Veja os estragos:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Amigos Dos Bichos (@voluntariosamigosdosbichos)

Saiba como ajudar

Jovane explica que a ONG, que já conta com doações, precisa de ajuda com materiais, mão-de-obra, uma máquina de lavar roupas — já que a da ONG queimou por causa da chuva — e reparo na parte elétrica, uma vez que a situação preocupa os voluntários.

“Também precisaremos recomeçar o brechó, porque muitas coisas que molharam não tem como recuperar. O valor arrecadado com o brechó serve de banco de ração, mas com as perdas isso também será prejudicado. Toda ajuda é bem-vinda”, pontua.

A voluntária explica que quem quiser ajudar com algum valor pode contribuir via PIX no banco Pag Seguro 08.766.547/0001-04 ou pelas redes sociais. Caso a doação seja de materiais o contato pode ser feito via Facebook ou Instagram para que os voluntários organizem a retirada.

Por Caroline Figueiredo

Fonte: ND Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.