SP Campinas grupo abandonados H

Grupo acha 26 cães abandonados em 2 casas, em Campinas, SP

Por Raquel Valli

SP Campinas grupo abandonados

 Em menos de 72 horas, 26 cachorros foram encontrados abandonados por protetores em Campinas — 14 em uma casa no Jardim Campos Elísios, cuja tutora morreu; e 12 em uma casa no Residencial Cosmos, cuja moradora foi despejada e deixou os animais para trás. Em ambas as casas, todos foram encontrados famintos, com sede e doentes. Oito deles correm risco de morrer e 20 estão sendo cuidados pelo grupo OperaCÃO Resgate, que procura voluntários para doações.

Um cão (do caso dos 14) morreu na sexta-feira (1°). Estava internado na Clivecan no Taquaral. Na clínica, estão mais dois animais desse mesmo caso: um filhote e uma fêmea.

A fêmea está com um tumor venéreo transmissível (TVT) tão grande que ele quase toca o chão. Terá que passar por uma cirurgia delicada.

SP Campinas grupo abandonados2

Ela e o filhote, por estarem em condição mais crítica, tiveram que ser internados. Os outros dez seguem na casa no Campos Elísios.

“Vamos lá todos os dias. Damos água e um complexo de medicamentos para tentar levantá-los. Não temos como arcar com internação de todos por questões financeiras”, explica a protetora Mariana Bortulluci. “A tutora morreu, mas o marido dela ainda mora lá. Então, os cães pelo menos estão abrigados e com uma pessoa junto com eles. Esse senhor, entretanto, não tem condições físicas nem psicológicas de cuidar dos bichos.”

Ainda de acordo com Mariana, a mulher os recolhia na rua por pena e cuidava deles como podia. Entre os animais, há cães cegos. O grupo assumiu o caso do Campos Elísios na quarta-feira (30) e já acumula uma dívida na Clivecan de cerca de R$ 3 mil.

Na casa do Residencial Cosmo — que está abandonada — o OperaCÃO Resgate teve que contar com a ajuda de outras três protetoras para recolher os animais.

O portão é de madeira e foi arrombado pelos próprios vizinhos, ao ouvir os gritos dos cachorros. A vizinhança fez a denúncia pelo Facebook, e o grupo assumiu seis animais, que foram levados para um sítio, onde estão abrigados temporariamente. Ao serem resgatados, seis foram levados para a clínica Juju Pet, onde foi recolhido sangue. Aguarda-se os resultados. A conta na clínica já bate os R$ 2 mil.

Dos outros seis cães, dois foram resgatados por uma protetora independente e já foram doados. Outro está com a protetora Luíza Alves Grande, levado para o Hospital Veterinário do Taquaral e já recebeu alta.

Trata-se de uma fêmea, que ganhou o nome de Amora. Será castrada e posta para adoção. Quem tiver interesse em adotá-la, deve entrar em contato com Luíza pelo WhatsApp: (19) 992676363.

SP Campinas grupo abandonados3

Outros dois morreram na casa e foram enterrados pelos próprios denunciantes. Um está desaparecido. Os denunciantes, que preferem não serem identificados, suspeitam de que, além de casa, o local servia de canil clandestino. Os dogs são mesclados com poodles, yorkshire e maltês.

O OperaCÃO Resgate precisa de ajuda com ração, medicamentos, vermífugos, vacinas e doações para o pagamento das consultas e dos exames. Precisa ainda de material de limpeza (cloro, detergente, desinfetante, pano de chão), de caminhas, potinhos e jornais.

Para ajudar

As doações devem ser feitas diretamente nas clínicas. A Juju Pet fica no número 1.666 na rua Carolina Florence, no Vila Nova; telefone (19) 33052082. Já a Clivecam está na Rua Paula Bueno, 912, no Taquaral; telefone (19) 32512908.

Quem tiver interesse em contatar as protetoras do grupo, inclusive para uma possível adoção dos cães, deve contatá-las pelos respectivos telefones: (19) 991497946 com Mariana Bortulluci ou (19) 981206356 com Marjorie Rodrigues, fundadora da entidade.

Cães na casa do Campos Elísios, cuja moradora morreu

SP Campinas grupo abandonados4

SP Campinas grupo abandonados5

SP Campinas grupo abandonados6

Fonte: Correio Popular

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.