Grupo de direitos dos animais bloqueia maior fábrica de laticínios do Reino Unido

Grupo de direitos dos animais bloqueia maior fábrica de laticínios do Reino Unido
Ativistas do clima bloquearam o centro de distribuição de Aylesbury da Arla Foods. / Foto: Animal Rebellion

Manifestantes da Animal Rebellion bloquearam a maior fábrica de laticínios do Reino Unido, trancando-se em estruturas de bambu e barricadas de concreto.

Cerca de 50 ativistas do clima que apoiam o grupo de direitos dos animais ocuparam o centro de distribuição de Aylesbury da Arla Foods na manhã do último dia 31.

Eles pedem à empresa multinacional que mude para a produção baseada em vegetais até 2025, e disseram que não se moverão até que a empresa se comprometa com sua demanda e financie uma transição para seus trabalhadores.

A Arla é uma das maiores fabricantes de laticínios do mundo e sua fábrica onde o protesto está ocorrendo fornece cerca de 10% do suprimento de leite do Reino Unido, cerca de 2,7 milhões de litros por dia.

James Ozden, porta-voz do grupo, disse: “O recente relatório do IPCC emitiu um alerta vermelho sobre os impactos da crise climática. Falou da necessidade de uma ação urgente do nosso governo para combater as emissões de carbono, incluindo o metano, que é, em grande parte, um subproduto da pecuária.

“Empresas como a Arla afirmam que lideram o caminho no enfrentamento da crise climática, mas até que essas grandes multinacionais comecem a agir seriamente sobre a necessidade inevitável de transição do nosso sistema alimentar para um baseado em vegetais, suas palavras estão vazias.”

A Animal Rebellion disse que tinha como alvo as maiores corporações de laticínios do planeta, incluindo a Arla, devido à sua contribuição significativa para as emissões globais de gases de efeito estufa.

Cerca de 13 das maiores empresas de laticínios do mundo contribuíram com mais poluição por gases de efeito estufa em 2017 do que as gigantes de mineração e petróleo BHP e ConocoPhillips.

O porta-voz Ozden acrescentou: “A indústria leiteira agride animais, o planeta e os trabalhadores, cada vez mais oprimidos pelos grandes negócios.”

“A Arla diz que é são pró-trabalhador, mas realiza lobbies em contratos de supermercados que vendem leite por menos que água.”

“Não exigimos apenas que a Arla utilize vegetais até 2025, exigimos que o governo apoie empresas como a Arla, financiando uma transição justa para os trabalhadores das indústrias de carne e laticínios para alternativas justas e sustentáveis.”

O protesto de Buckinghamshire faz parte de duas semanas de ação direta de ativistas climáticos que até agora fecharam partes do centro de Londres e levaram a centenas de prisões.

Um porta-voz da Arla Foods disse: “Como cooperativa de propriedade dos agricultores, estamos comprometidos em produzir laticínios para o Reino Unido da maneira mais sustentável possível.

“Já fazemos leite cru com cerca de metade das emissões médias de laticínios produzidos globalmente e pretendemos ter zero emissões de carbono até 2050.”

“Estamos trabalhando com a polícia para limitar o impacto desta manifestação tanto para nossos clientes quanto para aqueles que vivem perto do local.”

“Conseguimos concluir nossa mudança de turno da manhã e todos os nossos colegas estão seguros, no entanto, o acesso ao local para nossos veículos maiores está sendo bloqueado. Estamos trabalhando para gerenciar o impacto disso.”

Um porta-voz da polícia de Thames Valley disse que policiais foram chamados ao local às 5h17 da manhã do dia 31 depois de receberem relatos de que a fábrica de laticínios havia sido bloqueada pelos manifestantes.

“Um fechamento de estradas foi colocado em prática na A41 para gerenciar o tráfego e minimizar a interrupção para a comunidade local e as empresas”, acrescentou o porta-voz.

As pessoas são aconselhadas a evitar a área e encontrar rotas alternativas, pois o fechamento da estrada pode ficar no local por algum tempo.

“Os policiais estão no local e estão em contato com o proprietário e aqueles que se reuniram para protestar, e trabalham para retornar à normalidade do local o mais rápido possível”, disseram.

“A segurança de todos é uma prioridade para a Força. A polícia de Thames Valley se esforça para facilitar os direitos do público de protestar e se manifestar pacificamente, ao lado dos direitos de outros de conduzir seus negócios legais.

“Quando houver evidências de criminalidade ou ação direta para interromper a atividade legal, procuraremos remover e, se necessário, prender alguém que se acredita estar envolvido em tal atividade.”

Por Nick Hardinges /  Tradução de Bruno Fontanive

Fonte: LBC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.