Grupo resgata animais abandonados em área pública desocupada em Brasília, DF

Grupo resgata animais abandonados em área pública desocupada em Brasília, DF
Foto: Vídeo Imagem

Voluntários ligados à adoção de animais passaram o feriado de Finados, nesta quarta-feira (2), na área pública que foi desocupada no Noroeste, em Brasília. O grupo recolheu animais de estimação que foram deixados para trás por famílias que deixaram o local na última segunda-feira (31).

O resgate dos bichos foi feito por 20 pessoas. Os voluntários chegaram ao local por volta das 10h. Até as 17h desta quarta eles encontraram cerca de 50 animais, entre gatos e cachorros.

“Eles estão muito espalhados, né? Então às vezes é difícil chegar até eles, a gente já viu que é uma quantidade grande, não tem como avaliar. Enfim, dá muita pena”, afirma a voluntária Beatriz Lobo.

No trabalho desta quarta, as pessoas levaram comida e deram carinhos aos bichos. Devido à quantidade de animais, o grupo não tem condições de encaminhar todos para o abrigo ou um lar provisório.

“Tem que castrar essas fêmeas, a prioridade são as fêmeas porque já se tirou várias ninhadas daqui e daqui a pouco elas vão procriar”, afirma a voluntária Janaina Fernandes.

A nutricionista Vanessa Savatim encontrou uma cachorra. Ela diz que vai cuidar até encontrar uma casa permanente para o animal. “Eu vou dar lar temporário para ela, vou levar para casa, vou cuidar dela e depois que ela tiver pronta, castrada, disponibilizo ela para uma adoção responsável.”

A voluntária Yali Ribeiro afirma que a situação encontrada é de abandono. Segundo ela, um gato e sete filhotes foram encontrados no começo da manhã, os menores em situação nada boa.

“Poderia ser precário mas eles tinham um tutor que alimentava e cuidava, e de repente eles se veem sem nada, abandonados a própria sorte e aí é muito complicado”, diz Yale. “Realmente o que a gente precisa é que as pessoas tenham consciência, que elas castrem seus animais porque isso aqui também é consequência das pessoas que não castram.”

A fotógrafa Aline Caron vai ficar com sete filhotes. Eles foram resgatados cheios de pulgas e debilitados. Assim que foram pegos eles ganharam leite. “Não tinha como não ajudar esses animais, que têm tudo para encontrar uma família para crescerem saudáveis e felizes.

Quem quiser ajudar ou adotar um dos animais deve entrar em contato com o abrigo Fauna e Flora. O telefone do estabelecimento é 98203-1801.

O governo do Distrito Federal retirou cerca de 70 famílias que ocupavam um terreno da Terracap no Noroeste de forma irregular há 17 anos. Desde maio, o GDF tenta remover as moradias improvisadas.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.