Guará-vermelho é resgatado após ser abandonado com asa fraturada em São Vicente, SP

Guará-vermelho é resgatado após ser abandonado com asa fraturada em São Vicente, SP
Guará-vermelho é resgatado após ter sido deixado na porta do Parque Ecológico Voturuá em São Vicente. — Foto: Divulgação/GCM Ambiental

Uma equipe do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, no litoral de São Paulo, resgatou um guará-vermelho que foi deixado na portaria do Parque Ecológico Voturuá nesta quinta-feira (13). A ave tinha lesões antigas na asa direita.

Conforme apurado pelo G1, um morador da região levou a ave em uma caixa até o Parque Voturuá, achando que o local fazia recolhimento e resgate de animais. Lá, funcionários da recepção o informaram que a unidade não oferecia esse tipo de serviço mas, mesmo assim, a pessoa deixou a ave na portaria, dentro de uma caixa de papelão, e foi embora.

Os funcionários acionaram a GCM Ambiental, que foi até o local para realizar o resgate do animal. A ave apresentava uma lesão aparente na asa direita. O guará-vermelho foi encaminhado para o Instituto Gremar, em Guarujá, onde passou por uma avaliação clínica que constatou diversas fraturas antigas e já consolidadas nos ossos rádio, ulna e úmero, todos da asa direita.

Além disso, a ave, que, de acordo com os veterinários, se encontra abaixo do peso, deve permanecer no Gremar em observação e tratamento até sua reabilitação.

Em caso de denúncia ou resgate, a população pode entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal de São Vicente, pelo telefone 3569-2274 ou com a Guarda Civil Municipal, através do número 153.

Veterinários examinaram ave e constataram fraturas consolidadas na asa direita. — Foto: Divulgação/GCM Ambiental
Veterinários examinaram ave e constataram fraturas consolidadas na asa direita. — Foto: Divulgação/GCM Ambiental

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.