Guarda Ambiental resgata 39 pássaros mantidos em cativeiro em Barra Mansa, RJ

Guarda Ambiental resgata 39 pássaros mantidos em cativeiro em Barra Mansa, RJ
Animais eram mantidos em cativeiro dentro de gaiolas em uma casa no bairro Vila Independência. Divulgação/CCS PMBM

A Guarda Municipal Ambiental de Barra Mansa resgatou na tarde desta segunda-feira (17), 39 pássaros da fauna silvestre, mantidos em cativeiro dentro de gaiolas no bairro Vila Independência. De acordo com os agentes, o sucesso da ação se deu a partir de denúncias anônimas.

Dentre os animais apreendidos estavam 22 Coleiros, quatro canários-da-terra, um sanhaço, seis tizius, dois boiadeiros, um tiê, uma cigarrinha, um galinho da serra e um bigodinho. Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental, Felipe Rodrigues, o homem que mantinha os animais em cativeiro não possuía as autorizações necessárias.

“Os agentes solicitaram a autorização para manter os pássaros em cativeiro, mas o mesmo negou ter. Diante dos fatos, foi dada ciência do crime referente ao ART. 29 da Lei 9605/98. Foi feito registro fotográfico e a guarnição procedeu com o acusado até a 90ª Delegacia de Polícia (Barra Mansa) para apresentação e apreciação da autoridade policial”, explicou Felipe, que acrescentou que os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, em Lorena, São Paulo.

A prefeitura de Barra Mansa orienta a população a acionar a Guarda Ambiental pelos telefones (24) 2106-3408 e (24) 3029-9010 caso flagrem animais silvestres em áreas urbanas e rurais em qualquer situação de risco. O atendimento é realizado todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, de 8h às 17h.

Fonte: O Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.