Guarda Civil resgata leão aprisionado há um ano em jaula de circo na Espanha

O proprietário foi denunciado pelo delito de maus-tratos a animais e descumprimento de normas.

Tradução de Ana Lidia

A Guarda Civil resgatou um leão de 18 meses que há um ano estava aprisionado em jaula em um circo e denunciou o proprietário por delito de maus-tratos a animais, bem como descumprimento de várias normas.

Segundo informaram fontes da Guarda Civil, a atuação iniciou-se em abril, por parte do Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Civil (SEPRONA) de San Mateo, quando realizavam inspeção em um circo que se encontrava na localidade de Albocàsser.

Lá, os agentes encontraram um leão de 18 meses sem documentação. Por conta disso, deu-se a sua apreensão, colocando-o à disposição da Autoridade Aduaneira de Castellón, sob alegação de infração prevista na lei de contrabando.

O leão ficou em depósito do proprietário até sua retirada para um centro especial. Posteriormente, tentou-se localizar o proprietário do circo, que não forneceu seu paradeiro, bem como negou-se a entregar o animal.

Após vários esforços, os agentes averiguaram que o circo se encontrava na localidade de Turolense de Nogueruelas.

Assim, os agentes se deslocaram até local e resgataram o leão, que estava trancafiado em uma jaula há um ano.

Finalmente, os agentes do SEPRONA de San Mateo e Mora de Rubielos responsabilizaram o proprietário do circo, 57 anos e de nacionalidade francesa, pelas condições de posse do leão, bem como o denunciaram pela infração administrativa à Lei Contrabando por posse indocumentada de uma espécie CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna selvagens ameaçadas de extinção).

Ainda, através da ONG Equinac, o leão foi transferido para Safari Aitana, na Província de Alicante, para receber cuidados.

As diligências devidamente documentadas foram entregues ao Juízo de Instrução de Vinàros.

Fonte: Heraldo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.