Guarda Municipal encontra 12 cavalos abandonados em terreno baldio em Itajaí, SC

Guarda Municipal encontra 12 cavalos abandonados em terreno baldio em Itajaí, SC

A guarda Municipal e o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) flagraram 12 cavalos abandonado e com indício de maus-tratos em um terreno baldio do bairro Cidade Nova, em Itajaí, na tarde de quinta-feira.

O terreno baldio fica em frente ao CAIC. Os animais estavam extremamente magros, feridos e em estado de abandono. Vizinhos informaram que os cavalos estavam doentes e que os tutores os abandonaram. Também há relatos de cavalos encontrados mortos e que foram enterrados no local.

A equipe da diretoria de Defesa Animal e uma médica veterinária recolheram dois cavalos. Segundo Inis, eles estavam desnutridos, com ferimentos expostos e sem cuidados veterinários.

Os animais foram levados à unidade de Acolhimento Provisório de Animais (Uapa) para atendimento médico veterinário. Quando recuperados eles serão colocados à adoção.

Os outros cavalos serão monitorados pela equipe da diretoria do Inis e podem ser encaminhados pra tratamento e posterior adoção.
O dono dos animais não foi localizado. Já o dono do terreno será notificado. O abandono de animais é crime ambiental, com pena de três meses a um ano de detenção. Além do crime e da sanção administrativa, há multa que varia entre R$ 500 e R$ 3.000.

Por Fran Marcon

Fonte: Diarinho

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.