Guarda Municipal recebe treinamento para evitar abandono de gatos no Parque Municipal em Belo Horizonte

Guarda Municipal recebe treinamento para evitar abandono de gatos no Parque Municipal em Belo Horizonte
Em qualquer hora do dia não é difícil encontrar gatos perambulando pelo Parque Municipal, no Centro de BH

Os guardas municipais que trabalham dentro do Parque Municipal de Belo Horizonte serão treinados para evitar o abandono de gatos na área verde. O ponto turístico, conforme a prefeitura, é atualmente a maior colônia urbana de felinos da cidade, com aproximadamente 300 gatos.

“Esse treinamento é parte das ações desenvolvidas para estabelecer um plano de manejo dos felinos no Parque Municipal. Além dos malefícios aos animais que sofrem com doenças, agressões e intempéries, a ação visa também ações preventivas contra a esporotricose e raiva”, afirmou Leonardo Maciel, gerente de defesa dos animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Abandonar animais domésticos em locais públicos é crime previsto em lei. “A GM estará apta a fazer a abordagem e encaminhamento dos casos flagrados no parque para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis”, destacou o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotanica, Sergio Augusto Domingues. Os casos flagrados serão encaminhados para a Delegacia Especializada em Investigação de Crimes contra a Fauna, que dará início ao inquérito.

Além disso, uma campanha de conscientização será desenvolvida para alertar a população sobre o abandono dos felinos. O treinamento, que ocorrerá na tarde desta segunda-feira (1º), contará com a participação da SMMA, da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), da Polícia Civil e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZ).

Fonte: Hoje em Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.