Guarda Municipal resgata maritaca com asa quebrada no Parque Halfeld de Juiz de Fora, MG; veja vídeo dela recuperada

Guarda Municipal resgata maritaca com asa quebrada no Parque Halfeld de Juiz de Fora, MG; veja vídeo dela recuperada
Maritaca resgatada com asa quebrada terá alta nesta sexta em Juiz de Fora — Foto: Zoovet/Divulgação

Uma maritaca que estava com a asa quebrada, sem condições de voar, foi resgatada pela equipe de Proteção Ambiental da Guarda Municipal no Parque Halfeld, na quarta-feira (2), em Juiz de Fora.

A ave foi levada para a clínica veterinária Zoovet para avaliação e cuidados antes de ser solta. Ao G1, a clínica informou que a ave precisou passar por suplementação forçada visto que apresentava sintomas de desnutrição e que se recuperou bem. Ela terá alta na tarde desta sexta (4).

É o segundo animal recolhido pela guarda na área central da cidade nesta semana. Na última segunda-feira (31), o trânsito na Rua Santo Antônio precisou ser interditado para resgatar um gambá que andava no asfalto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o tempo seco e os altos índices de incêndio em vegetação no período podem motivos para o aparecimento frequente dos animais.

VÍDEO: Maritaca resgatada com asa quebrada terá alta nesta sexta em Juiz de Fora

Orientações

A população pode solicitar apoio da Guarda para recolhimento de animais silvestres em área urbana pelo telefone 153.

O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo número 193. De acordo com o tenente Natan Cavaez, é importante acionar os órgãos responsáveis imediatamente ao encontrar um animal e não encostar nele.

“É importante verificar se este animal está com algum ferimento e deixá-lo isolado até a chegada do órgão competente para realizar a captura”, diz.

No caso de animais ariscos, como serpentes, por exemplo, o militar ressalta que o cuidado deve ser redobrado, uma vez que por estarem fora do habitat natural, podem ficar mais agressivos.

Vale ressaltar que a captura de animais silvestres é crime ambiental, assim como mantê-los sob custódia.

Capacitação para resgate de animais silvestres

Na última sexta-feira (28), a Guarda Municipal passou por uma capacitação voltada para a contenção e resgate de animais silvestres, habilitando novos membros da corporação para o procedimento.

Em reforço a ações desta natureza, a corporação recebeu equipamentos, como luvas de proteção, caixas plásticas transparentes, caixa de MDF para transporte de serpentes, transportador pet, gancho para serpente, pinção (instrumento de captura com gatilho de acionamento numa extremidade e pinça tipo jacaré na outra), cambão veterinário (haste com alça retrátil para captura de animais) e puçá (rede com cabo longo).

A doação foi feita ao término da capacitação, realizada na sede da 4ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente.

Guarda Municipal captura maritaca em Juiz de Fora — Foto: Guarda Municipal/Divulgação
Guarda Municipal captura maritaca em Juiz de Fora — Foto: Guarda Municipal/Divulgação

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.