Guardas resgatam golfinho ferido em rede de pesca no Equador; veja vídeo

Guardas resgatam golfinho ferido em rede de pesca no Equador; veja vídeo
Golfinho ferido por equipamentos de pesca é resgatado no Equador Foto: Divulgação

Uma equipe de conservação ambiental resgatou um golfinho nariz de garrafa gravemente ferido e preso em uma rede de pesca na manhã da última sexta-feira (23). O animal foi encontrado no Refúgio de Vida Silvestre de Manguezais El Morro, localizado no Golfo de Guayaquil, no Equador.

O instrumento de pesca estava preso na barbatana caudal. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Equador, os guardas-florestais tiveram que fazer “cortes rápidos” no equipamento de pescaria para que não continuassem a machucar o golfinho.

As manobras de resgate do animal duraram aproximadamente 1 hora, entre a abordagem e a soltura. O espécime está sob monitoramento do Ministério do Meio Ambiente há 2 meses, é do sexo masculino e tem aproximadamente dois anos.

“Solicitamos a todos os pescadores artesanais das diferentes enseadas pesqueiras que realizem suas atividades de forma responsável e com muito cuidado, buscando cautela com a vida marinha”, diz o ministério, em nota.

“Muitas vezes as interações entre as artes de pesca e a fauna marinha ocorrem devido à irresponsabilidade dos seres humanos que não coletam resíduos que suas atividades gerais ou não respeitam os regulamentos das áreas protegidas”, acrescenta o texto.

Os golfinhos nariz de garrafa são a espécie mais conhecida e estudada do mundo, presentes com frequência em oceanários e parques aquáticos. No Brasil, são encontrados ao longo de toda a costa. Eles chegam a pesar mais de 600 kg e podem medir mais de 3,5 metros de comprimento. Esses animais se alimentam de peixes, lulas, polvos e crustáceos.

Fonte: Época

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.