Guardas resgatam ‘mamãe saruê’ e dez filhotes escondidos em depósito de creche no litoral de SP; VÍDEO

Guardas resgatam ‘mamãe saruê’ e dez filhotes escondidos em depósito de creche no litoral de SP; VÍDEO
Guardas resgatam 'mamãe saruê' e dez filhotes dela em creche no litoral de SP — Foto: Divulgação/GCM Ambiental de Guarujá

A Guarda Civil Municipal Ambiental de Guarujá, no litoral de São Paulo, resgatou uma família de gambás-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), também conhecidos como saruês, que estava “escondida” dentro de uma creche na cidade. Conforme apurado pelo g1, neste domingo (22), os agentes soltaram a “mamãe” saruê e os dez filhotes em um morro no município (veja abaixo).

VÍDEO: Guardas resgatam família de saruês no litoral de SP

O resgate aconteceu no Núcleo de Educação Conveniada (NEIC) Manoel Araújo Jr., no bairro Vila Edna. O Grupamento de Defesa Ambiental informou ter sido acionado por funcionários da unidade de ensino após os animais serem encontrados no depósito de materiais do local.

A GCM afirmou que, ao chegar no endereço, os agentes ‘depararam-se com uma jovem mamãe saruê e seus dez filhotes dormindo tranquilamente entre as caixas’.

Os animais foram recolhidos pelos agentes e, em seguida, soltos em uma área de mata dentro de uma trilha no Morro do Icanhema, também em Guarujá. A GCM informou que, no local, os saruês poderão “seguir seu ciclo natural”.

Nas imagens, obtidas pelo g1, é possível ver a “família” de animais dentro de uma caixa no depósito da creche. Na sequência, a “mamãe saruê” coloca os filhotes sobre as costas e segue em direção à mata.

Fonte: g1