Guardas salvam passarinhos presos em garrafas dentro de mochila, em São José dos Pinhais, PR

Guardas salvam passarinhos presos em garrafas dentro de mochila, em São José dos Pinhais, PR

Uma ocorrência inusitada deixou uma equipe da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, com o sentimento de dever cumprido ainda mais forte. Na tarde de segunda-feira (25), a equipe encontrou uma mochila com dez passarinhos presos dentro de uma garrafa pet e outros três dentro de uma caixa de leite. A ocorrência aconteceu durante patrulhamento na Rua Hélio Thomas, no bairro Jardim Independência.

O guarda Jacomel, que atendeu a ocorrência, explica que a equipe ficou chocada com a crueldade cometida pelos rapazes que estavam com a mochila. “Quando eles viram a viatura, largaram a mochila e correram para o mato. Quando encontramos os passarinhos ficamos abismados com a capacidade do ser humano em fazer uma coisa dessa”, conta o guarda municipal que está há 10 anos na corporação.

Os passarinhos das espécies trinca-ferro, coleirinho e tico-tico estavam divididos entre uma garrafa pet, com sete espécies, e outros três em uma caixa de leite. “Infelizmente um deles que estava na garrafa morreu sufocado”, lamenta o guarda.

A GM também encontrou uma armadilha dentro da mochila, que possivelmente foi usada na captura dos pássaros. A arapuca foi destruída.

 

Ocorrência especial

Jacomel conta que a ocorrência marcou muito a equipe. “Foi inusitado. Trabalhamos correndo atrás de bandidos, traficantes e homicidas. São passarinhos que cantam e que possivelmente seriam vendidos. Ficamos com dó dos bichinhos”, disse. Todos foram libertados novamente para a natureza.

Em sua página profissional no Facebook, Jacomel mandou um recado para quem de certa forma está envolvido com a crueldade de animais. “Lugar de passarinho não é dentro de uma garrafa pet ou numa caixa de leite. Liberdade aos pássaros. Lembre-se que é crime ambiental caçar aves da fauna silvestre”, destaca.

Foto: Colaboração/GM São José dos Pinhais.

Lugar de passarinho não é dentro de uma garrafa pet ou uma caixa de leite, LIBERDADE aos pássaros. Lembre-se que é crime ambiental caçar aves da fauna silvestre….#CrimeAmbiental#AvesSilvestres#BomDia

Gepostet von GM Jacomel am Montag, 25. November 2019

Por Leonardo Coleto

Fonte: Tribuna 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.