Hipopótamo ‘de estimação’ mata o seu tutor na África do Sul

Hipopótamo ‘de estimação’ mata o seu tutor na África do Sul
Um dos passeios do hipopótamo com seu dono.

Um hipopótamo chamado Humphrey era criado como um animal de estimação, em uma fazenda na África do Sul. Contudo, o animal que pesa mais de uma tonelada, supostamente mordeu Marius Els, seu tutor, e arrastou até a água, onde o homem foi morto.

O corpo mutilado foi encontrado submerso no rio, onde anos antes Humphrey foi resgatado de uma enchente. O hipopótamo aprendeu a conviver com humanos, só que ele se tornou grande demais. O caso aconteceu na província de Free State.

O fazendeiro tinha 40 anos e tratava o animal como um “filho”. Uma equipe de resgate tentou salvá-lo, mas o trabalho foi em vão. “Os paramédicos responderam à cena ao descobrir que o homem havia sido mordido várias vezes pelo animal”, disse o porta-voz do Netcare 911, Jeffrey Wicks.

Espécie é uma das mais agressivas do planeta

Humphrey é um hipopótamo de seis anos, que foi encontrado ainda jovem e passou a ser criado como um animal de estimação. Assim, construiu uma relação sólida com seu dono, um ex-major do exército. Aliás, permitindo até mesmo cavalgar em suas costas, alimentá-lo e escovar os seus dentes.

Vizinhos disseram que Humphrey não era tão dócil quanto Els contava. Algum tempo atrás o bicho selvagem saiu da fazenda e foi até um campo de golfe, e não deu ouvidos a quem lhe chamava. “Tentamos avisá-lo, mas ele não quis ouvir”, disse um vizinho anônimo, citado pelo jornal Afrikaans Beeld.

É natural do hipopótamo ser uma criatura hostil, especialmente em sua juventude. Eles aparecem entre os mais perigosos do continente e são agressivos com os humanos, sendo que costumam atacar barcos, por exemplo.

Hipopótamo de estimação e seu tutor fizeram sucesso

No começo de 2020 alguns vídeos que mostravam a dupla junta ganharam fama na internet. O tutor do animal dizia na época que o alimentava com maçãs e que o bicho respondia prontamente. “É um pouco perigoso, mas confio nele de todo o coração para que não faça mal a ninguém”.

Els adorava as brincadeiras com o seu animal de estimação. “Eu posso nadar com ele. Eu entro na água. Ele me permite subir em suas costas e eu o monto como um cavalo. Ele nada comigo”, contou. Mas, sabia do perigo. “Eles acham que você só pode ter um relacionamento com cães, gatos e animais domésticos”, completou.

Fonte: Socientifica


Nota do Olhar Animal: Ter um animal silvestre como “pet” é uma violência contra o animal, impedido de expressar seu comportamento natural, e uma estupidez, por desconsiderar que este comportamento muitas vezes pode ser agressivo mesmo que se tente corrompê-lo com agrados. Privar o animal de seu habitat e da companhia de outros da sua espécie já representam maus-tratos, muitas vezes gerando reações agressivas dos animais selvagens. E os abusos contra o hipopótamo (a montaria, por exemplo) possivelmente contribuíram para o desfecho trágico.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.