Holanda: Elefante solitário de circo escapa para explorar mercado das pulgas

Holanda: Elefante solitário de circo escapa para explorar mercado das pulgas

Por Anna Swartz / Tradução Alice Wehrle Gomide

Buba é uma das principais atrações do circo holandês Freiwald, mas no começo desta semana este gigante gentil não queria se apresentar… ele só queria passar um tempo com os moradores locais. Buba escapou do cativeiro do circo por um momento, vagando por um mercado das pulgas nas proximidades (para a grande surpresa dos clientes!).

“No começo desta tarde, Buba, o último elefante de um circo holandês, decidiu dar um passeio”, escreveu Wouter Louwerens, que fez um vídeo do passeio de Buba.

Holanda elefante circo

Parecia que o Buba estava só curioso sobre o mundo fora da sua vida no circo… ou talvez ele esteja se sentindo sozinho. Elefantes são animais altamente sociais, e na selva eles vivem em fortes estruturas familiares. Mas Buba tem uma vida cercada de humanos e ruídos altos e luzes piscando – não surpreende que ele tentasse fugir por um tempo.

Mais e mais circos estão se rendendo ao clamor do público e aposentaram as apresentações com elefantes. Forçar elefantes a fazer truques frequentemente exige um treinamento abusivo e o uso do ‘bullhook’, uma ferramenta que causa muita dor, para direcioná-los.

Mas as coisas logo irão mudar para Buba. A Holanda recentemente baniu o uso de animais exóticos nos circos, e a proibição começa a ter efeito em setembro de 2015.

Espera-se que Buba tenha uma aposentadoria longa e feliz, cercado de outros elefantes. Mas por agora, ele ainda está no circo. A exploração cuidadosa de Buba do mercado de pulgas foi interrompida quando seu treinador chegou e o levou de volta ao cativeiro.

Assista ao vídeo completo:

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.