Homem acusado de 7 crimes de maus-tratos contra animais, incluindo crueldade e rinha de cães

Homem acusado de 7 crimes de maus-tratos contra animais, incluindo crueldade e rinha de cães

O gabinete do Promotor Público do Condado de St. Joseph (EUA) acusou Damian Brent Newhouse, de 42 anos, por múltiplos crimes relacionados a maus-tratos a animal.

No dia 1 de abril, a Polícia de South Bend foi chamada por um morador por denúncias de maus-tratos. Stephanie Murray, a esposa de Newhouse, disse que, em resposta a uma discussão que ela e Newhouse tiveram, ele entrou em casa e colocou vários dos seus cães dentro de um canil no quintal. O casal tinha nove cachorros no total, quatro filhotes e cinco cães adultos. Newhouse colocou os cinco cães adultos em um canil juntos, sabendo que eles não se davam bem e que iriam brigar.

Os cães começaram a brigar e Newhouse jogou fluído de isqueiro sobre eles e disse a Murray para vir pegar os cães dela. Murray viu isto como uma ameaça contra os cachorros, e vários cães se feriram por causa disso.

De acordo com a linguagem usada por Newhouse e a parafernália de rinha de cachorros encontrada na casa, os policiais determinaram a causa provável. Newhouse declarou que havia na casa “luta de cães de pedigree” e que ele era um “treinador e criador mestre”. A parafernália de rinha de cães encontrada na casa incluía spring poles (hastes com molas ou cordas elásticas para pendurar brinquedos), flirt poles (varas com uma corda onde se amarra um brinquedo) com peles de animais e pingentes de couro, duas esteiras, um suporte para cruzamento forçado de cães, varas de mordida e uma corrente de reboque de outo quilos, entre outras coisas.

A investigação do Departamento da Polícia de South Bend e Bem-Estar Animal na Avenida E. Indiana requereu: cinco acusações de comprar um animal para uso em uma competição de luta, uma acusação de usar um animal em uma competição de luta e uma acusação de violência doméstica e crueldade animal.

Um cachorro envolvido foi eutanasiado devido aos seus ferimentos. Um outro está seriamente ferido, enquanto outros foram enviados para organizações de resgate.

“Nós esperamos que a maioria dos cães resgatados sejam adotados, mas ainda continuamos com a avaliação comportamental profissional antes de fazer aquelas determinações finais”, disse Jennifer Gobel, Gerente do South bend Animal Resource Center.

Newhouse foi preso no dia 1º de abril e está sob custódia na prisão do Condado de St. Joseph.

Por Leah Moreau / Tradução de Fátima C G Maciel 

Fonte: WSBT 22

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.