Indonesia orangotango volta floresta

Homem carrega orangotango de volta para a floresta a qual pertence

Por Sarah V Schweig / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Exausto e angustiado, Mata foi descoberto em uma  plantação queimada de banana na Indonésia após incêndios devastadores destruírem seu lar.

As pessoas da ONG International Animal Rescue (IAR – Resgate Animal Internacional) estavam determinadas a salvar sua vida. Então, desde dezembro do ano passado, o orangotango de 20 anos voltou a ganhar força com a ajuda da IAR.

Finalmente, após meses de tratamento, Mata estava forte o suficiente para voltar para casa.

Indonesia orangotango volta floresta2

No final de março, os resgatistas se organizaram para soltar Mata com outro orangotango, uma fêmea chamada Mynah, que também foi resgatada dos incêndios florestais.

“Após uma avaliação médica final, Mata e Mynah estavam prontos para deixar Ketapang e embarcarem em sua nova vida”, o IAR escreveu em uma declaração.

A viagem foi longa. Após carregar os orangotangos desde o centro de resgate, a equipe dirigiu por 52 horas para o vilarejo de Mengkilau. Então todos entraram em barcos – pessoas e orangotangos – e seguiram contra a corrente para uma parte da floresta segura o suficiente para Mata e Mynah viverem: o Parque Nacional Bukit Baka Bukit Raya no oeste de Bornéu.

Indonesia orangotango volta floresta3

A trilha era perigosa, mas os resgatistas estavam preparados. “As jaulas de transporte estavam equipadas com grandes boias caso os barcos virassem devido à correnteza”, o IAR escreveu.

Finalmente, a equipe de resgate chegou ao local de soltura, e as jaulas contendo Mata e Mynah foram colocadas em frente a algumas árvores grandes que sobreviveram aos incêndios. As pessoas abriram as jaulas e recuaram para ver os orangotangos reagirem ao seu novo lar na floresta.

Indonesia orangotango volta floresta4

Assim que eles foram soltos, Mata e Mynah subiram na árvore mais próxima e imediatamente começaram a busca por alimentos.

“Este é um evento importante para nossa equipe na Indonésia”, Alan Knight, presidente da IAR, disse.

Finalmente, Mata e Mynah estavam de volta aonde sempre foi o lugar deles – balançando-se no topo das árvores.

Clique aqui para ajudar os incríveis trabalhos da IAR para os animais.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.