Homem é agredido por protestar contra maus-tratos a animais em Daca, Bangladesh

Homem é agredido por protestar contra maus-tratos a animais em Daca, Bangladesh
Mural da organização PAW Foundation protestando contra a realocação de cães de rua. Crédito: Dhaka Tribune/Rajib Dhar

Um morador de Shekhertek, área sob a jurisdição da delegacia de Adabor, foi atacado por algumas pessoas em 23 de agosto por protestar contra a expulsão de uma cadela prenhe das dependências de uma casa.

O artista visual Syed Muhammad Zakir publicou sobre a expulsão no Facebook no sábado 21 em busca de ajuda, já que dois moradores do mesmo prédio haviam enxotado a cadela, colocando-a em perigo, e o ameaçaram por defendê-la.

“Eles me ameaçaram novamente hoje por permitir que o cão desse à luz mais tarde na sexta à noite”, disse ele.

No domingo, Syed Zakir disse que foi à delegacia para fazer um registro, mas que os policiais se recusaram a fazê-lo.

Na segunda-feira, quatro a cinco pessoas o agrediram, e também roubaram seu celular, disse ele.

Em resposta à sua publicação no Facebook, cerca de 50 ativistas de diferentes partes de Daca se reuniram na casa na tarde de segunda-feira. Mais tarde, a polícia veio e pediu tempo para resolver o assunto, disse Dipanwita Ridi, fundadora da organização ALB Animal Shelter, que foi ao local.

Ridi disse que os agressores, um dos quais se identificou como uma pessoa de autoridade na região, e os outros homens que o apoiaram durante as discussões, mostraram-se desrespeitosos com a polícia.

Eles ameaçaram os manifestantes e proferiram insultos para silenciá-los, acrescentou.

“Os responsáveis pelo ataque não pediram desculpas e se recusaram a assinar uma ocorrência. A polícia disse que agiria se aquilo repetisse”, disse Ridi.

Ela acrescentou que a organização garantiu aos moradores que tomou medidas para controlar o número de cães na área.

No início do mês passado, as autoridades em Mohakhali DOHS emitiram um aviso para anunciar que nenhum cão seria permitido fora de casa sem estar acompanhado do tutor e sem uma coleira com identificação, supostamente após ataques de alguns cães de rua.

Um incidente semelhante ocorreu na cidade de Japan Garden, em Mohammadpur, onde alguns moradores castigaram uma mulher por alimentar cães de rua.

Em uma transmissão ao vivo no Facebook, Ridi também explicou os dois incidentes com os cães que mordiam na área da estrada Urdu de Old Dhaka. Ela disse que os incidentes aconteceram porque alguns moradores irritavam os cães regularmente.

Mais tarde, os ativistas procuraram ajuda da polícia para pedir aos moradores da área que não matassem cães sob o pretexto dos dois incidentes.

Tradução de Sônia Zainko

Fonte: Dhaka Tribune

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.