Homem é condenado por maus-tratos a cão em Gaurama, RS

Homem é condenado por maus-tratos a cão em Gaurama, RS

A justiça condenou um homem a prestar serviço comunitário por maus-tratos a um cachorro, no município de Gaurama. O animal foi resgatado bastante debilitado, recebeu atendimento, mas acabou morrendo.

De acordo com informações da Associação de Amigos dos Animais de Gaurama (Amigau), o cão foi resgatado no dia 09 de maio deste ano e encaminhado para atendimento em clínica veterinária de Erechim. A entidade registrou Boletim de Ocorrência e a Polícia Civil instaurou inquérito para investigação e apuração dos fatos.

Segundo laudo médico veterinário, o animal apresentava estado grave de desnutrição e caquexia (perda de peso, atrofia muscular e fraqueza), múltiplos ferimentos característicos de escaras de decúbito (feridas que aparecem na pele de quem permanece muito tempo na mesma posição) e ferimentos causados por miíases (doença produzida pela infestação de larvas de moscas em pele ou outros tecidos). Existia ainda a suspeita de acometimento de doença autoimune, mas ele não estava apto a receber tratamento devido ao seu precário estado se saúde. Apesar de todos os cuidados, o quadro acabou se agravando e o cachorro foi a óbito no dia 21 de maio.

O inquérito policial foi encaminhado ao judiciário e na semana passada aconteceu audiência com o autor do fato aceitando a transação penal para prestar quatro horas semanais de serviço comunitário pelo período de dois meses.

Foto: Amigau

Por Alan Dias 

Fonte: Jornal Bom Dia 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.