Homem é conduzido por maus-tratos a cachorro em Maria Ortiz, em Vitória, ES

Homem é conduzido por maus-tratos a cachorro em Maria Ortiz, em Vitória, ES
Divulgação PMV

Um homem de 41 anos foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória, no bairro Horto, suspeito de praticar maus-tratos contra um cachorro, em uma casa no bairro Maria Ortiz. Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e agentes de Apoio Operacional (Gaop) da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) assumiram a ocorrência após receberem denúncia.

Na manhã desta terça-feira (14), a Semmam acionou a Guarda Municipal para dar apoio a uma vistoria na residência, para constatar a informação de que havia um animal ferido no imóvel.

Com denúncia via 156, foi constatado que havia um animal com indícios de maus-tratos, magro, em local insalubre, o que foi confirmado na primeira vistoria feita em janeiro, quando o tutor negou assistência veterinária ofertada pela municipalidade e também de levar o animal para atendimento veterinário. Na ocasião, o tutor havia se mostrado resistente à fiscalização.

Ao retornar à residência nesta terça, a equipe veterinária da Semmam observou o animal ferido, com provável luxação na pata direita, e com um ferimento na cabeça, provavelmente causado por um trauma. Ele estava magro, em situação de escore corporal abaixo do normal, apresentando situação pior do que a primeira fiscalização e necessitando de assistência médica.

O animal foi recolhido pelo Programa Pata Vix, da Prefeitura de Vitória, que oferece acolhimento de animais domésticos em situação de maus tratos.

Pata Vix

O programa engloba animais de pequeno, médio e grande porte: caninos, felinos, equinos, bovinos, suínos, caprinos e ovinos, que estejam soltos, abandonados, ou sejam vítimas de maus tratos nos bairros e em vias públicas da capital. Os animais são recolhidos mediante constatação de negligência, abuso ou situações de risco e sofrimento extremo, que demandam necessidade de atendimento.

Após o recolhimento do animal, os proprietários terão o prazo de dez dias para fazerem a solicitação de liberação, que será possível mediante a apresentação de documentação pessoal e do comprovante de pagamento da taxa municipal. Quando necessário, deverá apresentar, também, a declaração da propriedade rural onde os animais serão mantidos e a guia de trânsito animal expedida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF).

Por Acácio Rodrigues

Fonte: Prefeitura de Vitória

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.