Homem é detido após matar gambá no Parque Infantil em Araraquara, SP

Homem é detido após matar gambá no Parque Infantil em Araraquara, SP
Gambás são vistos com frequência no Parque Infantil na pandemia (Foto: Colaboração Cassiano Simões Ferreira)

Um ajudante de pintor, de 51 anos, é suspeito de matar um animal silvestre, no Parque Infantil, no Centro de Araraquara, na noite da última quarta-feira (5).   

Uma testemunha contou que estava caminhando pelo parque quando presenciou a agressão do homem ao animal com várias pauladas.  

O caso foi apresentado no Plantão Policial, onde foi registrado um boletim de ocorrência pelo crime de matar espécie da fauna silvestre. O suspeito assinou termo circunstanciado e foi liberado.  

Homem é detido após matar gambá no Parque Infantil em Araraquara (Foto: Colaboração)

Pandemia contribui para ‘fenômeno’

Desde janeiro de 2021 foi constatado que gambás e espécies em extinção “migram” para o Parque Infantil. Na avaliação do biólogo e mestre em Conservação da Fauna, João Henrique Barbosa, devido a pandemia houve diminuição do fluxo de pessoas no local e os animais ficaram mais visíveis para a população.

“Com a pandemia houve uma redução do fluxo de pessoas, a creche parou de ser utilizada e os animais ficaram mais visíveis para as pessoas, agora eles descem das árvores”, explica.

Mas para ele, falta conscientização e esclarecimentos à população sobre as espécies que estão habitando o Parque Infantil.

Segundo o biólogo, já foram vistas coruja orelhuda, uma espécie ameaçada de extinção, e o gavião peregrino, que migra do sul dos Estados Unidos para cá fugindo do inverno extremo.

“Falta conhecimento da população do que é o gambá, por exemplo. Eles são muito importantes, são uns dos únicos predadores de escorpião, aranha, cobra, comem carrapatos e fazem um controle biológico extremamente importante, ainda mais um local como esse que agora está aberto a todos na pandemia “, reforça.

Para resgate de animais silvestres, ligue para o 0800 770 1595.

Fonte: A Cidade ON

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.