Homem é detido por maus-tratos e cativeiro irregular de 58 pássaros em MG

Homem é detido por maus-tratos e cativeiro irregular de 58 pássaros em MG
Pássaros foram apreendidos e suspeito por mantê-los em cativeiro foi detido em Santo Antônio do Amparo (MG) — Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Um homem foi preso pela Polícia Militar Ambiental por maus tratos e cativeiro irregular de 58 pássaros silvestres em Santo Antônio do Amparo (MG) na tarde desta sexta-feira (17). Ele foi preso e recebeu uma multa de cento e quatro mil e trezentos reais e oitenta centavos. Suspeito assinou um termo de circunstanciado de ocorrência e deve comparecer em juízo quando for convocado.

De acordo com a polícia, a equipe estava fazendo um patrulhamento em uma área onde houve denúncia de desmate, quando encontrou o homem andando próximo ao terreno e foi abordá-lo para conseguir algumas informações sobre o local.

Durante a abordarem, segundo os policiais, o suspeito, de 46 anos, demonstrou nervosismo e saiu correndo durante a conversa. Ele foi alcançado e dentro da mochila que carregava estava cinco pássaros da espécie papa-capim. Dois filhotes eram levados dentro de uma transportadora, outro dentro de um alçapão e dois pássaros adultos dentro de uma gaiola, sendo que um deles já estava morto.

A polícia informou que durante pesquisa da identidade dele no sistema, o homem disse que era criador amadorista, mas que possuía pássaros irregularmente em sua casa. Diante disso, a equipe foi até a casa do suspeito, onde encontrou mais 58 pássaros das espécies trinca-ferro, bigodinho, coleiro baiano e papa capim. Cinco possuíam anilha, que estavam falsificadas./

Ao todo 55 pássaros foram conduzidos a cuidados médicos de um veterinário que constatou que os animais foram capturados recentemente e poderiam ser devolvidos à natureza. A soltura deles aconteceu no Parque do Rio Bonito, em Lavras.

Foram apreendidos também 11 gaiolas, um alçapão e uma transportadora. Dos pássaros encontrados, os cinco com os anéis ficaram com o homem, que deve esclarecer a justiça a procedência deles, além de responder pela falsificação. O suspeito responderá por crimes contra a fauna. Ele assinou um termo de circunstanciado de ocorrência e deve comparecer em juízo quando for convocado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.