Homem é multado em R$ 3 mil por abandonar cadela ao se mudar no interior de SP

A Polícia Militar Ambiental multou em R$ 3 mil, pelo crime de maus tratos a animal, um homem de 31 anos que abandou uma cadela em sua antiga casa em Rosana para se mudar para Euclides da Cunha Paulista. Os policiais chegaram ao local após denúncias e o homem, localizado, justificou que teria deixado o animal aos cuidados de sua ex-companheira.
O crime foi registrado nessa segunda-feira (13) depois de a Polícia Ambiental atender ocorrência em uma residência no Cinturão Verde, em Rosana. A corporação informou que a equipe de policiamento encontrou uma cadela de aproximadamente dois anos abandonada.
“A cadela estava magra, desnutrida e com infestação de carrapatos. O animal foi resgatado e levado até uma clínica veterinária no Distrito de Primavera, sendo constatado que estava com a ‘doença do carrapato’, recebendo assim o devido atendimento”, explica a Polícia Ambiental por meio de nota.
Ainda segundo a corporação, a equipe que efetuou o resgate procurou uma ONG protetora de animais, mas não havia vaga para acolher a cadela. Foi prestado apoio com os custos da consulta, medicamentos e doação de ração.
“A equipe realizou contatos na área rural e conseguiu um lar definitivo para a cachorrinha, sendo devidamente destinada em adoção voluntária”, destaca a Polícia Ambiental.
Depois de atender a ocorrência e prestar o socorro ao animal, os policiais localizaram o dono, um homem de 31 anos que estava na cidade de Euclides da Cunha Paulista. Ele confirmou aos agentes que teria se mudado e deixado o animal na casa aos cuidados de sua ex-companheira.
“Na casa não havia alimentação ou água para a cadela, sendo que o fornecimento era realizado por moradores vizinhos”, destaca a nota da polícia, que completa dizendo que a equipe verificou ainda que o local estava sujo, “com acúmulo de fezes, urina, lixo doméstico e moscas, podendo ocasionar o surgimento de doenças tanto no animal como nos moradores vizinhos”.
O fato foi noticiado ao Plantão de Polícia Civil de Primavera.

Fonte: Portal Prudentino